Os termômetros despencaram nos últimos dias, uma onda de frio chegou mudando completamente o clima, assim como o comportamento das pessoas.
Alguns dias quentes em seu horário de sol e depois um frio de entortar a coluna, nos levando a usar aqueles agasalhos e blusas que ficam "arquivados" em nossos closets e guarda-roupas cheirando à naftalina ou poeira. Graças a Deus por não nos desfazermos deles não é mesmo?
Essa brusca mudança de temperatura, ora calor ora frio em um mesmo dia, faz nosso frágil corpo sofrer. Ter de se adaptar a essas condições se torna uma questão de sobrevivência.
É uma gangorra térmica à qual somos obrigados a "brincar", como naqueles jogos que não gostamos de participar, mas que sempre tem uma tia na festa a nos obrigar.
Na vida cotidiana muitas vezes sofremos as mesmas intempéries em nossas emoções, em que somos também forçados a enfrentá-las com a mesma disposição de sobreviver e não sucumbir ao dia mal.
É bem verdade que muitas vezes essa é uma missão quase impossível pois há situações onde as nossas forças são insuficientes para nos manter aquecidos e de pé como a perda de alguém querido, ou o rompimento de um relacionamento, ou a notícia de uma demissão, a descoberta de uma enfermidade e até mesmo a traição de alguém.
O que mais me encanta em Jesus é a capacidade que Ele tem de entender as nossas fragilidades e dores mesmo sendo Deus. Ele consegue saber exatamente como nos sentimos diante dessas circunstâncias que se alteram repentinamente e roubam o nosso chão, nos deixam descobertos e inseguros.
Uma das maiores promessas de Jesus não é nada agradável inicialmente, mas é confortante no seu final, quando Ele diz: "no mundo tereis aflições...". Quem é que gosta de passar por aflição, por angústia ou dificuldade? Ninguém, creio eu!
Jesus em nada nos enganou, Ele foi assertivo - e continua sendo até hoje - quando disse que teríamos aflições. Ele não iludiu ninguém e segui-lo não significa isenção de problemas. Pelo contrário, talvez eles até aumentem por conta da sua decisão, mas a diferença está em quem passa a ser a sua companhia em meio aos problemas.
Nessa mesma afirmação Jesus continua dizendo: "...mas tende bom ânimo pois eu venci o mundo!". Que afirmação poderosa e maravilhosa! Pois Ele está dizendo que enfrentou tudo o que enfrentamos em sua humanidade e venceu para nos ensinar o mesmo caminho para atravessar as tempestades que a vida nos traz. Ele se faz presente para ser nosso abrigo e segurança.
Em um dos meus versículos bíblicos favoritos, está escrito: "O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que n'Ele se refugiam". Que alegria saber que posso fazer de Deus meu refúgio na tempestade e que sempre me receberá e me tratará com bondade nos dias mais difíceis que eu vier a enfrentar.
Assim como nos dias frios, a companhia certa pode fazer do inverno a melhor estação, também o é em meios aos invernos da vida experimentando o amor, a bondade de Deus em meio à companhia inigualável de Jesus.
Talvez seja o momento de você se agasalhar melhor com algumas roupas que estão arquivadas no armário da sua alma e do seu coração como a blusa da Fé, a calça da Esperança, a luva do Amor, as botas da Paz e, principalmente, buscando estar na presença daquele que sempre aquece o nosso coração: Jesus Cristo!
Ele continua sendo bom, refúgio seguro e conhece você porque te ama!
Deus te abençoe.
Pastor Daniel Antônio é teólogo, administrador e publicitário
(daniel.antonio@nazareno.com.br)