Um portal afiliado à rede
06 de maio de 2024

TEMPO

Com frio e chuva, número de corridas e preços aumentam

Nessa época do ano, além do aumento das corridas, os passageiros de aplicativos podem esperar por preços mais altos, entre 20% a 50%

Por Yasmim Dorti


02/06/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Arquivo Pessoal

Solange está realizando 40 corridas por dia em tempos de chuva

O tempo frio e chuvoso é uma 'mão na roda' para os motoristas de aplicativo. Além do aumento nas chamadas, os passageiros acabam pagando valores mais altos, pois as corridas ficam de 20 a 50% mais caras.

Solange Garcia, 29, trabalha como motorista de aplicativo há três anos e realiza corridas em Jundiaí, Louveira, Valinhos, entre outras cidades, e conta que suas corridas aumentam o dobro nessa época do ano. "Quando está frio ou chovendo as solicitações aumentam. Em dias normais eu faço 20 corridas, enquanto em dias frios e chuvosos eu faço 40 corridas, com poucos intervalos entre uma e outra", conta Solange.

O valor da corrida também aumenta, mas varia muito dependendo de alguns fatores como o horário e a quantidade de motoristas que tem na cidade.

Em contraponto, Wellington Luiz Pedrassoli, 33, motorista particular e de aplicativo, explica que, apesar de não notar diferenças em tempos frios, notou que em períodos chuvosos as corridas aumentam. "Em relação ao frio, eu particularmente não vi mudança sobre a demanda de corridas, acho que continua a mesma coisa. O que aumenta mais a quantidade de corridas é quando chove, como ontem (quarta, 31), principalmente em horário de pico."

Além disso, Wellington ressalta que os valores oferecidos pelo aplicativo são baixos. "Tem bastante corrida tanto no calor quanto no frio, o problema são os valores baixos oferecidos pelos aplicativos. Para poder ter um bom lucro infelizmente não da para fazer todas as corridas, e por conta disso alguns passageiros ficam sem motorista", conta o motorista. "O que tem me ajudado são clientes particulares de empresas que viajam, onde consigo emitir nota fiscal, pois os aplicativos estão cada vez mais difíceis", ressaltou.

TARIFA DINÂMICA

De acordo com o Presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo da região, Djan Schettino, o valor alto se deve a um gatilho do aplicativo de corrida para atrair os motoristas a uma determinada área. "Toda vez que há uma sazonalidade climática, seja chuva ou frio, a procura pelos aplicativos aumentam, principalmente na chuva, o que consequentemente aumenta o preço. Os aplicativos têm um gatilho, que serve para tentar diminuir o tempo de espera do passageiro em determinadas áreas e locais, que são geradores de demanda, ofertando uma taxa extra, chamado de 'tarifa dinâmica', que atraem os motoristas que estão mais distantes para esses locais como shoppings, estações e rodoviárias. Muitas vezes a corrida é originada a uma distância que não é conveniente ao motorista, o que faz com que ele não vá até o passageiro. Com a tarifa dinâmica, passa a ser mais interessante e o motorista se desloca para o local para buscar o passageiro", explica o presidente.

"As tarifas sobem ou para atrair mais motoristas para determinadas regiões afim de diluir tempo de espera dos passageiros ou para serem mais atrativas somente aos motoristas sem repasse aos passageiros", ressalta Djan.