Um portal afiliado à rede
28 de abril de 2024

REGIONAL

Alojamento de trabalho análogo à escravidão é flagrado em São Manuel

Sete homens chegaram de Viçosa (AL) para trabalhar em Bauru, mas foram destinados para outra cidade em condições precárias de higiene

Por Bruno Freitas
da Redação

22/03/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Um dos cômodos do alojamento em situação insalubre

A Polícia Civil de São Manuel (69 quilômetros de Bauru), por meio do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar), em operação que envolveu também a Guarda Municipal, flagrou e abriu inquérito de trabalho análogo à escravidão e em condições inadequadas de higiene em um alojamento da cidade. O fato foi registrado em imóvel na Vila Ipiranga.

Segundo o que as equipes apuraram com os trabalhadores no local nesta terça-feira (21), sete deles vieram de Viçosa, de Alagoas, no dia 7 de março, com destino ao interior do estado de São Paulo. A promessa era de vir trabalhar com registro em carteira numa suposta colheita de soja em Bauru, pelo salário de R$ 3 mil, mais benefícios. No entanto, a situação que encontraram foi bem diferente, inclusive o destino, que acabou sendo o município de São Manuel.

Ainda de acordo com a polícia, eles foram levados para o alojamento onde só tinham poucos colchões para diversas camas, água, abacate e sal para se alimentarem.

Os trabalhadores se recusaram a fazer o serviço e a entregar a documentação, o que gerou ameaça do representante do empregador, que queria cobrar a viagem até São Manuel como uma dívida. Alguns dos moradores de Viçosa afirmaram que conseguiram outro trabalho na região.

O homem responsável pela contratação dos trabalhadores foi ouvido e liberado. O caso é investigado.