Um portal afiliado à rede
06 de maio de 2024

ANIVERSÁRIO

Cidade de Itupeva cresce com um pé na terra e outro no asfalto

O município, que surgiu com fazendas e plantio de café, mantém tradição rural, mas também se desenvolve e ganha infraestrutura

Por Redação


21/03/2023 - Tempo de leitura: 5 min

Divulgação

Marcão Marchi elenca conquistas que Itupeva alcançou nos últimos anos, em sua gestão na cidade

Na terça-feira (21), Itupeva completa 58 anos e, apesar de jovem, ganha expressão na região. Antes, cidade mais rural, bastante interiorana. Agora, recebe investimentos e infraestrutura e, com isso, atrai quem deseja aliar comodidade à tranquilidade. Em entrevista ao Jornal de Jundiaí, o prefeito Marcão Marchi fala sobre o desenvolvimento do município.

Jornal de Jundiaí: Itupeva é integrante do Distrito Turístico Serra Azul, faz a revisão do Plano Diretor de Turismo e vem explorando também o potencial do turismo rural. Esta é uma área de atenção para o desenvolvimento do município nos próximos anos?

Marcão Marchi: A história da criação do Distrito Turístico Serra Azul passa por Itupeva e isso é motivo de orgulho para nós. Estamos no ranking das cidades do Estado de São Paulo que mais recebem turistas, figurando entre os principais destinos turísticos, com a força do Complexo Serra Azul.

Estamos trabalhando para ampliar a oferta de atividades turísticas para além das compras e trazer o turista para visitar outros locais na cidade. Já temos percebido resultados, afinal é notável o aumento do turismo rural, do cicloturismo, da visitação aos empreendimentos da nossa Vila Turística aqui na cidade. Seguimos com o foco em fazer do turismo um pilar para o desenvolvimento de Itupeva.

JJ: Com relação a saneamento, o município, que é abastecido pelo Rio Jundiaí, vem investindo em autossuficiência hídrica? O que é feito?

MM: A Prefeitura vem trabalhando em um projeto hídrico que irá garantir o abastecimento de água para Itupeva pelos próximos 30 anos. Primeiro, com a construção da represa, que terá 25 metros de profundidade e 165 metros de extensão.

Conseguimos junto ao Ministério das Cidades a aprovação da construção de um sistema de captação e produção, composto por um reservatório com capacidade para armazenar 295 mil m3 de água bruta e dar vazão a 127 litros por segundo.

Outra obra de extrema importância será a expansão da ETA São José, aumentando a capacidade de abastecimento de água no município. Com a instalação de um reservatório que comporta um milhão de litros, uma adutora com 4,5 km e uma tubulação de 400 mm, a vazão do sistema passará de 47 para 150 litros por segundo, representando um aumento significativo, de 150%.

Essa água receberá o padrão de tratamento avançado por ozônio, um método inédito adotado pela Sabesp, e garantirá que a água para a população de Itupeva seja de alta qualidade.

JJ: Itupeva vem construindo o Núcleo de Atendimento à Mulher ao lado da delegacia. Essa demanda surgiu há algum tempo, por não ter DDM na cidade. A assistência às mulheres é um ponto que a gestão viu necessidade de atenção?

MM: A figura feminina na minha gestão não é apenas para fazer número. Tenho secretárias mulheres no meu governo e nossa atenção ao trabalho com as mulheres é percebida no dia a dia. Agora em março tivermos a Feira do Empreendedorismo Feminino, que foi um grande sucesso, apoiando e fomentando os negócios tocados por mulheres de Itupeva. Na área social, temos inúmeros projetos específicos para as mulheres e os programas para saúde feminina também são sempre prioridade. Outro ponto de atenção à proteção é o Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), construído anexo à Delegacia da Polícia Civil e que dará total suporte para as mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. O NAM está com 90% da obra concluída e vai oferecer um ambiente humanizado.

JJ: Com relação à Saúde, passada a pandemia, Itupeva mudou a atenção para esta área? O que há de novo?

MM: Nós mantivemos nossos olhos voltados à Saúde mesmo em meio à pandemia. Fomos referência naquele período com a compra de um tomógrafo, que por muito tempo chegou a atender pacientes da região. Também fomos a primeira cidade do AUJ a iniciar a imunização contra a covid.

Temos capacitado nossas equipes de Saúde, otimizando os sistemas de atendimento e, em breve, inauguraremos uma UBS no bairro do Quilombo, muito mais moderna e usual.

JJ: Em encontro regional, com o Ministro Alexandre Padilha, Itupeva protocolou pedidos ao Governo Federal relacionados a pavimentação, segurança, mobilidade urbana, bem-estar animal, acessibilidade, microdrenagem e infraestrutura. Itupeva precisa dessas parcerias com o Governo Federal? Como vem buscando apoio também do novo Governo Estadual?

MM: Nossa relação institucional e política com o novo Governo Estadual é muito positiva. Estivemos pessoalmente nesta semana, eu e o Alexandre Mustafá, no Palácio dos Bandeirantes com o Gilberto Kassab, secretário de Relações Institucionais do governador Tarcísio, e a relação é a melhor possível.

O meu vice, Mustafá, trouxe para o meu governo a bagagem dele nas passagens que teve pelo Governo do Estado e isso tem ajudado muito. Essa experiência é essencial para fazer uma política de resultados, que não fique apenas no discurso, e traga os recursos e projetos que vão ajudar Itupeva.

Nossa ponte com Brasília também está estabelecida e vamos querer contar com o apoio dos programas do Governo Federal. A conversa do Mustafá com o ministro Alexandre Padilha neste encontro também foi muito boa.

JJ: Itupeva é uma cidade jovem. O senhor acha que a cidade ganha expressão a cada dia e tem boas perspectivas de crescimento?

MM: Itupeva está completando 58 anos, realmente uma cidade jovem e em crescimento. Nosso trabalho é fazer isso acontecer de forma sustentável e organizada.

Uma amostra dessa juventude é que tínhamos muitas áreas ainda sem regularização. Hoje, somos um dos poucos municípios que possui um programa fundiário tão estruturado, o 'A Casa é Sua', desenvolvido junto à secretaria de Assuntos Jurídicos e que vem sendo muito importante para ordenar o crescimento da cidade. Neste mês de março, por exemplo, alcançaremos a marca de 3 mil matrículas entregues para a população, garantindo segurança jurídica e a realização de sonhos para muitas famílias.