Um portal afiliado à rede
20 de maio de 2024

IBGE

Municípios fazem apelo em último prazo do Censo 2022

Com adiamento do prazo para responder pesquisa até final de fevereiro, prefeituras tentam reverter balanço parcial

Por Da Redação
Imprensa local

22/02/2023 - Tempo de leitura: 1 min

DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

Visitas para responder a pesquisa podem ser solicitadas pelo ‘Disque Censo’ até o final de fevereiro

Após o anúncio de que a coleta dos dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi prorrogada até final de fevereiro, alguns municípios da Região de Jundiaí têm usado seus canais digitais para divulgar a campanha aos moradores.

A orientação é que o cidadão que eventualmente não tenha recebido um recenseador em sua residência para responder à pesquisa solicite a visita por meio do telefone “Disque Censo”. O número é o 137. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a domingo, das 8h às 21h30.

A força-tarefa para divulgar a participação dos munícipes no Censo ocorre em meio a um cenário de tensões do IBGE. A instituição foi alvo de críticas severas após publicar, na semana passada, balanços parciais dos índices de população dos municípios brasileiros.

Muitos deles, segundo o levantamento divulgado, tiveram sua demografia “encolhida” em relação ao período anterior - o que, para as administrações, não corresponde à realidade.

Além da disparidade de dados, um dos problemas apontados pelos municípios é a preocupação com o repasse de verbas que é destinado a eles, uma vez que o cálculo desses recursos é feito com base em fatores como o número da população.

Cabreúva e Campo Limpo Paulista, por exemplo, tiveram suas populações diminuídas pelo Censo de 2022, e também aguardam orientações. Esse não é o primeiro adiamento do IBGE na coleta de dados para o Censo 2022.

A previsão inicial era de finalizar o levantamento no final de outubro do ano passado, prazo que foi estendido para dezembro. O motivo da mudança foi a falta de recenseadores.