04 de janeiro de 2025

Honestidade

Por |
| Tempo de leitura: 3 min

Em todos os campos da vida precisamos de honestidade. Devemos ficar atentos em não praticar pequenas desonestidades em nosso dia a dia, pois, se não conseguirmos eliminá-las, elas certamente crescerão e poderão atingir proporções inimagináveis, desestruturando a vida de todos, nos setores econômico, social, político e moral. Quem é desonesto precisa enxergar todos os malefícios que a sua conduta equivocada promove, causando danos à sociedade e comprometendo a paz de todo o planeta. A honestidade nos mostra a elevação moral das pessoas.

A honestidade deve fazer parte, desde a infância, do processo educativo de cada indivíduo. É de vital importância que eduquemos as crianças com o conceito da importância de ser honesto, pois isso é fundamental para o bom andamento e evolução do mundo. Uma excelente maneira de fazermos isso é pelo exemplo, pois a palavra convence, mas o exemplo arrasta!

É fundamental o investimento na educação moral das crianças, para a formação de pessoas boas, sábias, honestas, justas, solidárias e fraternas. Somente assim, construiremos uma sociedade alicerçada na prática das virtudes, como caminho infalível para o benefício e progresso de todos, para a paz e o bem-estar coletivos. A mídia tem um papel muito importante nesta questão, pois atuando de maneira honesta evita a manipulação da opinião pública e não influencia negativamente a todos.

Por que o mundo ainda necessita de Leis rígidas contra a desonestidade e por que é importante que elas sejam cumpridas? A resposta está no livro Os Mensageiros de André Luiz, psicografado por Chico Xavier: "Enquanto a lei universal do amor não imperar, é imprescindível que persevere o reino da justiça". Allan Kardec também nos explica em O Livro dos Espíritos: No estado atual da sociedade, a severidade das leis penais não constitui uma necessidade? Resposta: "Uma sociedade depravada certamente precisa de leis severas. Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito, do que a lhe secar a fonte. Só a educação poderá refirmar os homens, que, então, não precisarão mais de leis tão rigorosas".

E quem é desonesto, mas consegue enganar as pessoas? A Doutrina Espírita nos mostra que não conseguimos mentir para os Espíritos desencarnados, pois eles conseguem enxergar as nossas verdadeiras intenções. Então, cedo ou tarde, a pessoa desonesta é desmascarada, seja no mundo físico ou no mundo Espiritual. Além disso, a justiça de Deus, que dá a cada um segundo as suas obras, na vida presente, na vida futura e na próxima reencarnação, pega a pessoa desonesta, que não escapa às dolorosas consequências de suas ações infelizes. Tudo que fazemos de errado, em algum momento, teremos que consertar, seja nesta ou em futuras encarnações, assim, inexoravelmente, a conta chega algum dia.

Segundo nosso querido Chico Xavier "A humanidade precisa de mais pessoas abrindo portas e puxando cadeiras, porque já há gente demais puxando tapetes". E também: "O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza, um dia, é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as gerações do futuro. Uma corrompe a vida; a outra enobrece a alma".

Eduardo Battel é médico urologista e expositor espírita (ebattel@hotmail.com)