A nutricionista Samanta Infante dá dicas para não ficar com a consciência pesada após as ceias de Natal e Ano Novo.
Costumo dizer que o problema é o que se faz entre o Ano Novo e o Natal, e não entre o Natal e Ano Novo. Mas mesmo assim, não precisamos 'chutar o balde' nos tempos de festa. Podemos ter equilíbrio e não finalizar o ano com tantos prejuízos em relação ao corpo e principalmente à saúde.
Nas refeições de comemoração, podemos considerar uma refeição livre, mas não é por isso que precisamos deixar livre o dia todo. O ideal é balancear. Por exemplo, na ceia de Natal. durante o dia 24, podemos manter uma alimentação leve e equilibrada ao longo do dia, para que na ceia possamos ter um pouco mais de tranquilidade ao sair um pouco do “foco”.
E para a Ceia, faça um prato com mais proteínas. Procure excluir gorduras do cardápio e excesso de carboidratos, principalmente por ser uma refeição noturna.
E claro, equilíbrio com o consumo de bebida alcoólica.
DIETAS
Para quem não quer sair da dieta a dica é não ficar “petiscando”, mas sim fazer o prato com uma boa porção de proteína magra (como por exemplo, o peito do peru ou chester) e compor o prato com saladas e legumes diversos. Também pode-se acrescentar uma fatia fina de cuscuz. Pronto, o prato estará completo e saudável.
Agora, se gosta de ficar petiscando, providenciar petiscos saudáveis, como por exemplo um espetinho de bolinhas de mussarela de búfala, tomate cereja e folha de manjericão. Também pode ser ovos de codorna com azeitona ou guacamole com torradinhas fit, entre várias outras opções. E de sobremesa, uma porção de salada de frutas.
É importantíssimo ficar atento à saciedade.
EXAGEREI. E AGORA?
A ceia passou e você comeu mais do que o necessário, para aquela sensação de 'cheio', pode optar por um chá para aliviar: hortelã mais camomila (erva), por exemplo. Vai ajudar na digestão e na sensação de estufamento. Pode ser consumido quente ou frio.
Na manhã do dia seguinte da ceia é essencial programar uma atividade física para equilibrar, nem que seja uma caminhada.
Iniciar o dia também com um chá diurético e antioxidante: gengibre + hibiscus (erva), por exemplo. Fazer um café da manhã equilibrado, isento de carboidratos simples (farinha, açúcar) e procurar consumir mais proteína (ovo, por exemplo). Se caso acordar sem a sensação de fome, não tem problema nenhum isentar o café da manhã e deixar o organismo 'descansar' um pouco, mas o chá é essencial.
O importante é encontrar o equilíbrio para tudo, pois assim passará as festas de forma tranquila e começará o ano com tudo, com muita energia, satisfação, paz e saúde.