23 de novembro de 2024

O fim

Pastor Daniel
| Tempo de leitura: 4 min

Toda história deveria ter começo, meio e fim certo? Sim, mas nem sempre é assim.

Há muitas e muitas histórias inacabadas ou mal terminadas.

Histórias que começaram cheia de sonhos, planos e propósitos. Histórias bonitas que começaram sem propósito ou sem querer e ainda histórias que eram apenas estórias mas que deram a elas o status de "Historia".

Muitos não chegam ao fim da histórias por não saberem encerrar capítulos e um bom livro precisa ser bem dividido em seus capítulos para enriquecer as etapas de sua história.

Os capítulos devem começar com objetivos definidos mostrando uma ascensão intencional ou da mesma maneira uma queda intencional na história para depois chegar ao próximo capitulo tendo no anterior a justificativa de seu enredo e dar um lindo final.

Na vida não é muito diferente, precisamos escrever os capítulos abrindo e encerrando eles num exercício constante para podermos avançar na história e também chegar ao seu fim.

O problema é que não gostamos do termo fim, ele denota equivocadamente um esgotamento e quase um castigo. A palavra fim normalmente é acompanhada de um pesar e remete a impossibilidades e até por isso fugimos do fim, procrastinamos, não desenvolvemos os capítulos e nem os encerramos por achar que se o fizermos representará o tão temido fim.

Mas não tem como escrever uma história sem ter seus capítulos encerrados e um fim. Como o próprio nome diz "história"é algo que ficou pra trás e o que queremos deixar de história nos traz necessidade de ter alguns fins.

Concentrar-se no fim é tão importante quanto empolgar-se com o começo, muitos não passam da empolgação inicial e acabam empurrando a historia para ver se ela se auto-acaba. Acontece que tudo só faz sentido quando se tem um fim por isso em Eclesiastes a Bíblia diz: "Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio…"

Pois é no fim que descobrimos se tudo o que se passou na história valeu a pena e triste coisa é passar a vida e não descobrir se valeu a pena.

Vejo muitos sofrendo no momento de se aposentar por não terem pensado no fim, vejo "impérios" caírem por falta de gerarem sucessores pois não acreditam e não quererem o fim.

Vejo pessoas que não conseguem viver novos capítulos porque foram incapazes de encerrar os anteriores e precisamos entender que para viver algo novo primeiro precisa encerrar o velho, senão eles coexistirão um atrapalhando o outro dentro de histórias cruzadas que não fazem nenhum sentido.

Assim deve ser na carreira, no ministério, nas amizades, nos lugares onde moramos, nos casamentos e apenas o que é eterno não tem fim e é com isso que devemos mesmo nos preocupar pois aí é que tudo realmente fará sentido.

A carreira, ministério um dia acaba ou pela idade ou pela necessidade, que bom seria se todos pudessem encerrar bem esse capítulo felizes pela historia que deixou.

As amizades nem sempre durarão para toda a vida, mas algumas você precisa encerrar para poder progredir, avançar e até deixar de sofrer, então encerre alguns capítulos que já não fazem mais sentido.

O lugar onde moramos muitas vezes se torna um empecilho para o novo capítulo, o apego ao antigo e as recordações antigas muitas vezes nos travam impedindo o avanço da história. Quem vive do saudosismo já morreu não sabe, é claro que as lembranças devem permanecer em nosso coração e sempre serão saudosas, mas elas jamais devem nos impedir de enxergar novas oportunidades de viver um novo capítulo tão bom quanto ou até melhor do que os bons capítulos anteriores.

Os casamentos também tem um fim e deveria ser somente um e igual para todos: "até que a morte os separe!. Masas a falta de compreensão da responsabilidade e o comprometimento de levar até este fim faz com que muitos vivam as tais histórias cruzadas que nunca farão sentido.

Ter uma história relevante, que vale a pena é ter uma história com um bom final por isso comece bem os capítulos com muita empolgação mas concentre-se e esforce-se para ter um bom final, encerrando bem cada capítulo para que na conclusão tudo faça sentido com um final que vale a pena.

Deus te abençoe

PASTOR DANIEL ANTONIO é teólogo, administrador e publicitário, MBA Coaching e Mentoring, MBA em Gestão de Negócios, palestrante do Jesus Coaching e do canal Falando sobre Deus