REDUÇÃO DE ACIDENTES

Jundiaí vai ofertar curso de pilotagem segura aos motociclistas

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMJ
Representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de Prefeituras da RMJ marcaram presença na terceira reunião do dos Grupos de Trabalho do Programa Segura
Representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de Prefeituras da RMJ marcaram presença na terceira reunião do dos Grupos de Trabalho do Programa Segura

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT), realizou a terceira reunião dos Grupos de Trabalho (GTs) do Programa Segurança do Motociclista. Durante este  encontro, representantes de uma concessionária ofereceram voluntariamente um curso de pilotagem segura para motociclistas. A parceria com a Prefeitura para viabilizar a iniciativa deve ser formalizada em breve.

O Programa Segurança do Motociclista reúne representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, empresas privadas, prefeituras da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e especialistas de diversas áreas. O objetivo é compartilhar informações e promover ações concretas que contribuam para um trânsito mais seguro e com menos acidentes envolvendo motociclistas.

VEJA MAIS:

Grupo de estudos em Jundiaí foca na segurança do motociclista
Jundiaí terá curso de pilotagem para motociclistas

Lançado em julho, o programa tem suas ações estruturadas em quatro pilares: Indicadores e fatores de risco, Educação, Engenharia e Fiscalização. As reuniões dos GTs começaram em agosto e vêm apresentando avanços significativos. “Nesta terceira reunião, tivemos progressos importantes com a apresentação dos dados do SAMU e do Hospital São Vicente de Paulo. As informações nos permitem um olhar mais aprofundado para reduzirmos os acidentes com motociclistas e seus impactos na saúde pública, nas empresas e nas famílias”, destacou Ana Paula Silva de Almeida, diretora do Departamento de Engenharia de Mobilidade da SMMT.

Participaram do encontro o coordenador médico do SAMU de Jundiaí, Marcelo Okamura, e Wladimir Ferreira, diretor técnico e líder do Centro de Traumas do Hospital São Vicente. “Buscamos uma maior sinergia entre os grupos de trabalho para reduzir a mortalidade das vítimas. É essencial compreender o impacto dos dados apresentados e valorizar as ações de Educação de Trânsito e o atendimento prestado aos cidadãos”, afirmou Dr. Marcelo.

Segundo Wladimir, “em setembro, quase 40% dos acidentados graves levados ao São Vicente eram motociclistas. Trabalhamos juntos para reduzir essas ocorrências, mas, quando acontecem, devemos garantir a assistência mais rápida e adequada possível”.

O agente de trânsito Vagner Aparecido apresentou o trabalho de fiscalização realizado pela Prefeitura, que, segundo ele, tem sido fundamental para a redução de acidentes, junto às campanhas educativas e de conscientização. “Buscamos controlar, não apenas punir, para garantir o bem-estar da sociedade por meio de um trânsito mais seguro”, disse.

A coordenadora do GT de Educação, Juliana Maria Maia, mostrou algumas iniciativas voltadas a alunos de escolas municipais e instituições como a APAE, entre elas o teatro de fantoches, que ensina, de forma lúdica, noções de segurança e comportamento adequado no trânsito.

O secretário municipal de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, elogiou o trabalho desenvolvido pelos GTs e reforçou a importância da responsabilidade dos motociclistas. “Respeitar a sinalização e o limite de velocidade, usar corretamente o capacete, nunca dirigir sob efeito de álcool e praticar a empatia são atitudes que salvam vidas”, concluiu.

Comentários

Comentários