ANIVERSÁRIO

Paulista completa 116 anos de glórias e títulos marcantes

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
ACERVO PAULISTA FC
Time campeão do Campeonato do Interior de 1920, o primeiro título do Galo
Time campeão do Campeonato do Interior de 1920, o primeiro título do Galo

O Paulista comemora, neste sábado, dia 17 de maio, seu 116º aniversário. Fundado em 1909, o clube carrega uma história repleta de glórias, títulos marcantes e resistência.

A história do Paulista Futebol Clube caminha lado a lado com a história do desenvolvimento de Jundiaí. No terço final do século XIX, a São Paulo Railway (Santos/Jundiaí), Companhia Paulista de Estradas de Ferro (Jundiaí/Campinas) e Cia. de Ferro Ytuana (Jundiaí/Sorocaba) instalaram a malha ferroviária responsável pelo escoamento da produção de café e açúcar provindas de todo o Estado de São Paulo até o Porto de Santos, de onde seriam exportados para a Europa. 

A partir de 1892, a instalação central de Jundiaí cresce quando a Companhia Paulista de Estradas de Ferro monta na cidade seus novos escritórios e oficinas. Com uma população ainda baixa (cerca de 9 mil habitantes), mas em crescimento constante, alguns escoceses, ingleses e seus descendentes decidem fundar um time em 24 de junho 1903: o Jundiahy Foot Ball Club, com o objetivo de realizar partidas recreativas do esporte entre os trabalhadores.  

O Jundiahy Foot Club teve vida breve, mas não passou despercebido no cenário paulista. A equipe realizou jogos contra clubes de São Paulo, Santos e Campinas durante os seus anos de atividade, participando inclusive da criação da Segunda Liga Paulista de Foot-Ball. O time deixou de existir em 1908 por conta do falecimento do fundador. 

Foi então que, em 17 de maio de 1909, funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, simpatizantes e jogadores do antigo Jundiahy Foot Ball Club decidiram refundar, em frente à Locomotiva nº 34, estacionada no pátio de manobras, perto da fundição, o Paulista Foot Ball Club em homenagem à empresa que sempre prestigiava os eventos do antigo clube. 

PRIMEIRO TÍTULO

10 anos após a fundação, o Paulista se filiou à Associação Paulista de Esportes Athleticos - a Federação Paulista de Futebol da época -, e estreou no Campeonato Paulista do Interior. Logo no primeiro ano de disputa, o clube jundiaiense se sagrou campeão e conquistou o primeiro título da sua história. No dia 15 de abril de 1920 o Paulista foi até o Estádio da Ponte Grande, em São Paulo, e goleou o seu rival, XV de Piracicaba, por 5 a 1, conquistando o título de Campeão do Interior.

De acordo com o escritor e historiador Ivan Gottardo, Campeonato Paulista do Interior contou com 12 equipes participantes, e Paulista e XV de Piracicaba chegaram à final após serem campeões de suas zonas, como era dividido o campeonato de acordo com a posição geográfica de cada cidade e as determinadas ferrovias que lhes serviam.

O Galo conquistou dois títulos do interior (1919 e 1921), sendo convidado a participar do Campeonato Paulista de 1926, se tornando o segundo clube do interior a disputar a 1ª Divisão Paulista. O Galo jogou 14 partidas no torneio e conquistou apenas duas vitórias, além de quatro empates e oito derrotas, terminando a competição em 7º lugar.

Além do protagonismo nas competições estaduais, o clube não deixava de lado o cenário do futebol jundiaiense, disputando o Campeonato Amador da cidade que, até hoje, segue sendo o maior campeão. São 11 títulos conquistados entre a década de 1930 e 1960.

HISTÓRIAS MARCANTES

Com uma torcida apaixonada e que se fortalece a cada dia, o Galo carrega milhares de histórias marcantes e títulos inesquecíveis. Alguns exemplos são: o campeonato invicto em 1968, o acesso em 1984, o título da Série C de 2001, o vice-campeonato de 2004, e a glória da Copa do Brasil de 2005, após eliminar apenas adversários da 1ª Divisão Nacional.

Hoje, o clube passa por um momento de reconstrução e, de degrau em degrau, tenta voltar à elite do futebol paulista. Em sete meses, o Galo saiu da quinta para a terceira divisão estadual e conquistou vaga na Copa Paulista após nove anos da sua última participação. Competição, essa, que o torcedor jundiaiense conhece bem, já que o clube foi campeão em três oportunidades.

Com informações oficiais do Paulista Futebol Clube e do historiador e pesquisador Ivan Gottardo.

Comentários

Comentários