Jundiaí será palco de uma experiência educativa e criativa voltada para jovens nos dias 21 e 22 de maio. O evento “Arte de Inovar com Maratona de Inovação” será realizado na ETEC Benedito Storani (Av. Antonio Pincinato, 4355 – IV Centenário), com entrada gratuita e inscrições limitadas. A programação será no dia 21, das 10h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30; e no dia 22, das 10h30 às 12h50 e das 13h30 às 15h45.
Mas, afinal, o que é o modelo ideathon? Trata-se de uma maratona de inovação que propõe a criação coletiva de soluções criativas para problemas reais. Nesta edição, os desafios estarão focados na sustentabilidade e no uso consciente dos recursos naturais.
A programação é dividida em três etapas:
- Arte: Com a apresentação teatral Água à Vista;
- Criatividade, que estimula o pensamento crítico;
- Inovação, com a realização da maratona
Em 2024, o “Arte de Inovar” já percorreu 13 cidades em cinco estados, promovendo 26 eventos e impactando mais de 5.800 pessoas. Foram mais de 280 ideias geradas, com forte engajamento de estudantes, professores e voluntários. O evento é realizado pela Loa Produções Culturais com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Maria Eduarda Farias, estudante do primeiro ano do Ensino Médio com habilitação técnica em Administração na Etec Benedito Storani, também demonstra entusiasmo com a realização do evento. “Essa Maratona de Inovação nos enche de altas expectativas e representa a construção de um espaço mais amplo voltado à tecnologia. Fazer parte desse momento vai ser muito legal”, afirma.
Para a professora facilitadora de Inovação e Carreiras e coordenadora do Curso Técnico em Administração da Etec Benedito Storani, Janaina Firmino, a realização do evento na escola representa uma oportunidade valiosa para os alunos. “Estamos muito felizes e honrados em sediar este evento, que acontecerá pela primeira vez em Jundiaí. A oportunidade de envolver nossos alunos em atividades voltadas à Sustentabilidade, à Inovação e à Arte é extremamente relevante e significativa para a formação dos jovens profissionais que preparamos para o futuro”, afirma.
Janaina Firmino
Durante o ideathon, os participantes desenvolverão propostas de soluções ambientais com apoio de mentores, buscando criar ideias viáveis e sustentáveis. As melhores propostas serão avaliadas por jurados e receberão troféus e certificados. Todos os inscritos também ganharão um kit educativo e certificado de participação.
“Acreditamos no poder da arte como ponto de partida para transformar pensamentos e atitudes. Nosso objetivo é inspirar jovens a se tornarem protagonistas da mudança”, destaca Andréia Nunes, coordenadora da Loa Produções Culturais.
Além do impacto nos jovens, o evento também busca envolver a comunidade local, convidando empresas e instituições a colaborarem como parceiras e mentoras. Para Wellington Sacheti, coordenador de inovação, “o projeto é uma oportunidade de desenvolver habilidades do futuro, como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe”.
Mais informações e inscrições pelo e-mail projetos@loaproducoes.com.br.