
Os Correios emitiram um alerta sobre o aumento de golpes envolvendo o uso indevido da marca da empresa. Agora, além de mensagens falsas via SMS, e-mail e WhatsApp, criminosos estão utilizando vídeos em redes sociais, criação de perfis falsos e Inteligência Artificial (IA) para disseminar informações enganosas.
As fraudes convencem clientes de que suas encomendas estão "retidas" e os direcionam para páginas falsas. Nessas páginas, além da logomarca indevidamente utilizada, criminosos exibem fotos das supostas encomendas e dados detalhados do destinatário, levando ao pagamento de taxas fictícias.
Como se proteger?
-
Use apenas o aplicativo oficial dos Correios: O app permite rastrear encomendas e pagar tributos com segurança.
Consulte os canais oficiais: Verifique informações apenas no site www.correios.com.br e perfis verificados nas redes sociais.
Desconfie de vídeos e perfis suspeitos: Não acredite em publicações sobre regularização de pacotes sem confirmação oficial.
Canais de Atendimento Oficiais
-
Central de Atendimento: 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).
Fale Conosco: Disponível no site oficial dos Correios.
Os Correios reforçam que nunca solicitam pagamentos por links externos e orientam os clientes a redobrarem a atenção ao receber qualquer comunicação suspeita.