NECESSÁRIA

Preservação e educação marcam o Dia da Água em Jundiaí

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / DAE Jundiaí
Com o foco na preservação dos recursos hídricos, o Dia da Água em Jundiaí tem programação anual e, em 2025, não será diferente
Com o foco na preservação dos recursos hídricos, o Dia da Água em Jundiaí tem programação anual e, em 2025, não será diferente

O Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), a cada ano reforça a reflexão sobre a preservação deste bem vital. Com mudanças climáticas mais percpetíveis e períodos de chuva intensa seguidos por períodos de estiagem prolongada, a proteção aos recursos hídricos é emergência. Neste ano, Jundiaí tem balanço positivo em relação à água da Serra do Japi e terá programação com educação ambiental para crianças e plantio de árvores.

Na quinta-feira (20), o Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) apresentou os resultados alcançados na região e deu início às atividades da 3ª etapa do Projeto Olhos da Serra. Nos quatro anos de execução do Projeto Olhos da Serra, foram identificadas 833 nascentes e 111 cursos d’água na Serra do Japi. A região é conhecida como “Castelo das Águas”, por sua grande quantidade de nascentes e cursos d’água.

As atividades de conservação da Reserva Biológica (Rebio), plantio de árvores de espécies nativas, educação ambiental e comunicação social com a comunidade, instalação de fossas biodigestoras, monitoramento de invasões na Rebio e da incidência de incêndios florestais, têm propiciado a infiltração de 5.526.245 m³ de água por ano no solo, permitindo o aumento da disponibilidade e da qualidade da água para a região.

Na 3ª etapa do projeto, que tem por objetivo a preservação dos recursos hídricos, é prevista a instalação de equipamentos mais avançados de vigilância ambiental e a ampliação das áreas monitoradas para combate aos incêndios florestais. A nova etapa englobará seis eixos de atuação: Governança, Saneamento, Reflorestamento, Educomunicação, Monitoramento Terrestre e Combate aos Incêndios Florestais.

Parques da DAE

Neste sábado, o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças terão programações alusivas ao Dia da Água. No Parque da Cidade, criado justamente para preservar a principal represa de armazenamento de água de Jundiaí, uma atividade levará educação ambiental a crianças de 3 a 12 anos. O objetivo principal é conscientizar sobre a importância do uso responsável da água, destacando os problemas relacionados ao consumo excessivo e à escassez desse recurso indispensável em todo o planeta.

A atividade será uma caminhada orientada e uma gincana kids. O evento terá início às 8h, com a concentração dos participantes no Palco Arena, onde serão distribuídas 300 camisetas para os primeiros participantes que chegarem ao local. Às 8h30, ocorrerá a abertura oficial do evento, seguida pela caminhada orientada, que partirá da Arena até o Espaço das Águas, no Mundo das Crianças. A caminhada será conduzida pelos educadores físicos do parque, proporcionando uma experiência saudável e educativa. A partir das 9h30, as crianças terão a oportunidade de se divertir na gincana kids, que ocorrerá no Foguete do Mundo das Crianças.

Também no Mundo das Crianças, haverá o plantio de 200 mudas de árvores nativas, em uma parceria da DAE Jundiaí com a Ambev. “O plantio de árvores desempenha um papel crucial na gestão das águas pluviais. Com a cobertura das árvores, a chuva não cairá diretamente no solo, mas será absorvida pelas folhas e troncos, chegando ao solo de forma mais gradual. Esse processo ajuda a aumentar a infiltração da água, reduzindo o risco de erosão e melhorando a qualidade do solo”, explica a chefe da Seção de Serviços Ambientais da DAE, Maria Carolina Hertel Dutra.

Comentários

Comentários