ELAS

Meninas vivem dia de imersão na aviação no Aeroclube de Jundiaí

Por Redação | Danieli Ribeiro / Aviadoras
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Além das meninas, o evento contou com a presença de especialistas de diversas áreas da aeronáutica
Além das meninas, o evento contou com a presença de especialistas de diversas áreas da aeronáutica

A fim de fomentar a presença de mulheres na aviação, aconteceu no sábado (30), no aeroclube do Aeroporto de Jundiaí, a 3ª edição do Dia A Menina na Aviação (Dama), que apresenta a meninas o mundo das aeronaves. A iniciativa é realizada pela Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil, uma organização sem fins lucrativos.

Oito adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, de todo o Brasil, participaram deste programa que teve seu início com um concurso de vídeos com depoimentos. Nos vídeos, as participantes compartilharam seus sonhos e motivações para trabalhar em áreas relacionadas à aviação. Nesta fase, cinco meninas foram escolhidas para, além do dia de imersão, também voarem pela primeira vez numa aeronave monomotora.

As ganhadoras desta 3ª edição foram Maria Júlia Guimarães, de 17 anos, de Feira de Santana (BA), Adriana Jacon, de 17 anos, de São José dos Pinhais (PR), Leticia Benevides, de 16 anos, de Florianópolis (SC), Maria Eduarda Costa, de 15 anos, de Hortolândia (SP), e Maria Júlia Cardoso, de 17 anos, de Araranguá (SC).

O D.A.M.A. tem o objetivo de estimular meninas e adolescentes a descobrirem as diversas carreiras na aviação, seja em áreas como a pilotagem ou nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem, na sigla em inglês).

O dia

Isabelle Santos, Vice-Diretora Administrativa da Aviadoras, que também é copiloto na aviação comercial, fez a abertura deste dia, apresentando toda a programação, que foi desde o tão esperado momento de um “voo de descoberta”, com instrutores do Aeroclube de Jundiaí, a palestras motivacionais.

Após a abertura do evento, as meninas foram para a área externa do aeroclube e, acompanhadas dos instrutores de voo, iniciaram a inspeção externa da aeronave, um processo comum que é feito antes do voo. Cada item é checado, desde a condição da asa, nível do combustível, até a cabine. Estando tudo dentro do esperado, adentraram a pequena aeronave monomotora para iniciar seu voo de descoberta.

As meninas, de diversas regiões do país, passaram por uma seleção

Entre olhares sonhadores, as expressões eram de alegria e emoção. Muitas se derramaram em lágrimas, por vivenciar a experiência, até então, inédita; momento único na vida de cada uma delas.

Após os voos, o dia continuou com muitas palestras, que contaram com diversos profissionais. Entre eles, Gabriela Duarte, comandante na Gol Linhas Aéreas e coordenadora de Tripulação Técnica, Luana Amaral, engenheira aeroespacial, Brigadeiro Luiz Ricardo, diretor da Anac, Sophia Giuranno, copiloto da Latam, Nathalie Cindy, copiloto da Latam, Graziela Torres, controladora de voo e aplicadora da prova de proficiência SDEA-ICAO, Augusto Stuchi, especialista em avaliação aeronautas e operações de voos pilotos, Lucas Donzel, especialista em avaliação aeronautas - ADM Operações, Maria da Penha, coordenadora de Impacto Social - Recrutamento e Seleção, da Azul Linhas Áereas, Diana Barbosa, da Azul Conecta, e Juliana Musiel, Recursos Humanos da Latam. Após as palestras, as meninas puderam sanar dúvidas e ter contato com os profissionais.

A Aviadoras é uma organização sem fins lucrativos, criada por mulheres para apoiar, inspirar e promover o ingresso e progresso das mulheres na aviação. A associação trabalha para oferecer uma rede de apoio e um ambiente acolhedor, enquanto foca na capacitação das suas associadas. A organização tem o objetivo de promover atividades, mentorias, eventos, cursos e parcerias estratégicas para oferecer bolsas de estudos e suporte às associadas. Um verdadeiro networking e apoio mútuo entre as mulheres do setor aeronáutico.
Conheça mais da Aviadoras através do site: https://www.aviadoras.org.br/

Comentários

Comentários