TRADIÇÃO

Festa da Uva acontece de 23 de janeiro a 16 de fevereiro

Por Da Redação |
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Divulgação
Festa da Uva acontece tradicionalmente em janeiro, junto com a safra
Festa da Uva acontece tradicionalmente em janeiro, junto com a safra

Em momentos de transição governamental, é comum que apareçam dúvidas quanto à realização da mais tradicional festa jundiaiense, a Festa da Uva. O Jornal de Jundiaí Regional conversou com o gestor da Unidade de Gestão Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população, bem como apresentar as responsabilidades do evento em ano de transição de governo.

JJ: A Festa da UVA 2025 vai acontecer?
Eduardo Alvarez: Sim. Os aspectos da organização que cabem à atual gestão estão sendo realizados da mesma forma como foram feitos em anos anteriores. O evento está programado para acontecer entre 23 de janeiro a 16 de fevereiro. Vale destacar que a festa é um evento que tem sua organização iniciada em um ano e se encerra no ano da execução do evento, ou seja, em 2025. Isso acontece exatamente por exigências legais da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não é uma decisão política, mas sim legal.

JJ: Quem vai custear a realização do evento?
Eduardo: Assim como em todos os anos, a Prefeitura de Jundiaí é a realizadora do evento, sendo dos cofres públicos a maior parcela do custeio da atividade. Além disso, patrocínios também são conseguidos a partir de legislações específicas de apoio.


Gestor Eduardo Alvarez garante a festa, com contratações já realizadas

JJ: Tem recurso previsto em orçamento para a execução do evento?
Eduardo: Diferentemente do cenário encontrado em 2017, quando o governo Luiz Fernando contou com uma previsão muito pequena em relação à Festa da Uva por parte da gestão anterior, desta vez, parte das contratações – as que realmente viabilizam a execução do evento – já foram realizadas e serão custeadas com verbas do orçamento 2024. Já as estruturas menores, atrações e demais ações anexas, devem ser contratadas pela próxima gestão, que dimensionará a festa conforme as diretrizes da gestão.

JJ: De quem é a responsabilidade pela organização do evento e sua realização neste ano de transição?
Eduardo: À gestão atual cabe a reserva de espaço, a previsão do evento, as seleções da Corte da Uva e publicações dos editais específicos. Já à próxima gestão cabe o dimensionamento, a organização e a execução da festa.

JJ: O que será entregue para o próximo governo?
Eduardo: Já estão contratadas e em processo de montagem as maiores estruturas necessárias para a realização da festa, ou seja, os maiores pavilhões. Além disso, a Corte da Uva já está eleita e pronta para exercer o papel de divulgação do evento com as mídias e cidades do entorno. Os editais para a seleção das entidades e interessados nos estandes também já foram publicados e serão selecionados para indicação a nova gestão.

JJ: Há novidades nesta edição?
Eduardo: A novidade para essa edição é que a Festa da Uva de Jundiaí, pela sua carga cultural, histórica e desempenho na economia local, foi aprovada para a captação de recursos a partir da Lei Rouanet através da Fundação de Cultura, sendo habilitada para a captação de até R$ 6 milhões.

JJ: A programação cultural já está definida?
Eduardo: No próximo dia 13 de dezembro será entregue para a comissão de transição de governo a pré-agenda com as cerca de 800 atrações que podem compor o evento. A contratação, contudo, precisa ser feita em 2025, em decorrência de exigências legais de responsabilidade fiscal.

JJ: E os expositores?
Eduardo: A exposição de frutas é atividade organizada pela Associação Agrícola e já tem sido organizada pela instituição, que irá realizar reunião com os produtores da fruta na cidade.

JJ: E as entidades que participarão? Quando será divulgada a listagem das habilitadas? Foi feito por edital?
Eduardo: Foi publicado o edital no último dia 20 de novembro e as inscrições puderam ser feitas entre 25 a 29 de novembro. A partir de então, é necessário avaliar a documentação de cada interessado, sendo selecionados aqueles que contemplarem os quesitos, no dia 11 de dezembro é publicada a listagem dos habilitados. Vale destacar que existem 118 espaços para expositores na festa.

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