EDUCAÇÃO

Jundiaí recebe Selo Ouro do MEC em alfabetização

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
O destaque deu-se pelo cumprimento de todas as metas voltadas à alfabetização e comprovam que as ações do programa Escola Inovadora apresentam resultados
O destaque deu-se pelo cumprimento de todas as metas voltadas à alfabetização e comprovam que as ações do programa Escola Inovadora apresentam resultados

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), concedeu a Jundiaí o Selo Ouro na Certificação do Compromisso pela Alfabetização. O destaque deu-se pelo cumprimento de todas as metas voltadas à alfabetização e, mais uma vez, comprovam que as ações do programa Escola Inovadora e o Desemparedamento da Infância, implementados pela Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Educação (UGE), apresentam resultados.

“É com muito orgulho que recebemos mais essa certificação de que todo o trabalho desenvolvido pela equipe é reconhecido e proporciona os resultados almejados. Uma gestão bem avaliada é sempre acompanhada de uma grande equipe, muito obrigado a todo o nosso time de educadores que fazem a Educação de Jundiaí ser referência para o Brasil”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado, que também inseriu Jundiaí em Redes internacionais da infância com o Cidade das Crianças e Urban95.

Escolher bons projetos e programas como a parceria com a Rede Urban 95, Instituto Alana, Jogos do MenteInovadora, FabLab e Desemparedamento da Infância são alguns dos destaques que têm colocado o município em evidência quando o assunto é educação com excelência. A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, recebeu com entusiasmo a notícia da indicação de Jundiaí ao selo ouro. Resultado do empenho de todos os educadores da unidade de gestão que trabalham todos os dias pela qualidade do ensino em Jundiaí.

“Se pensarmos que concorremos com escolas de todo o país e que as metas estabelecidas pelo MEC foram cumpridas, podemos entender o quanto temos avançado com os programas e o quão comprometida é esta rede potente. Estimular a leitura desde os bebês, na primeiríssima infância, abre caminhos para a alfabetização na idade certa e com toda a qualidade pensando nos direitos de aprendizagem de todos os meninos e meninas. O Programa Escola Inovadora tem como perfil enaltecer as práticas escolares a partir de uma base sólida de formação dos educadores, da ambiência escolar que transforma espaços em ambientes de aprendizagem trazendo a qualidade do ensino”, explica a gestora.

Programas em destaque
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, válido por um ano, é um emblema que atesta o empenho das gestões estaduais, municipais e distritais em assegurar o direito à alfabetização das crianças. Este selo é uma forma de reconhecimento simbólico, ou seja, não há aporte financeiro.

Em Jundiaí, o estímulo à leitura, monitoramento para avaliar o desempenho da criança, formação de educadores e consciência fonológica garantem excelência no trato com os livros.

Com cerimônia a ser realizada em Brasília, mas sem data definida, as secretarias de educação que receberam o selo ganharão um certificado de reconhecimento e terão sua conquista divulgada nos canais de comunicação do MEC, bem como nas páginas das secretarias estaduais, distritais e municipais que também foram reconhecidas com o selo, garantindo os devidos créditos.

Entre os eixos que serviram de base para a avaliação dos municípios, destaque para as ações estruturantes e integração com o território estadual; Institucionalização da Política de Alfabetização; Implementação da política de alfabetização; Implementação das ações de formação docente; e distribuição de materiais didáticos complementares. A iniciativa é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Comentários

Comentários