TECNOLOGIA

Girls Tech Day movimenta Emeb Candelário de Freitas, em Jundiaí

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Cerca de 271 alunas, dos 3º, 4º e 5º anos, divididas em dois períodos, aprenderam sobre programação básica
Cerca de 271 alunas, dos 3º, 4º e 5º anos, divididas em dois períodos, aprenderam sobre programação básica

Reforçar sobre o mundo digital a estudantes de Jundiaí de uma forma clara e divertida foi o objetivo do Girls Tech Day, evento organizado pelo Fundo para Educação da AWS – Amazon Web Services em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM) da Emeb Joaquim Candelário de Freitas. Cerca de 271 alunas, dos 3º, 4º e 5º anos, divididas em dois períodos, aprenderam sobre programação básica, robótica, produção de braceletes utilizando a linguagem binária de computação e criaram robôs com copos de plástico.

Articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo (UGGF), o encontro surgiu como forma de oferecer às crianças, em especial as meninas, oportunidade de entrar no mundo digital de forma rápida e lúdica. Na ocasião, as alunas se divertiram em cabines e em fotos 360°. Desde 2023, mais de 600 estudantes participaram do Girls Tech Day em Jundiaí.

“As parcerias com empresas que proporcionam às crianças oportunidades de conhecimento além das fronteiras escolares são fundamentais para estimular o desenvolvimento dessas novas gerações. A tecnologia é uma realidade e pode ser explorada e até ser o foco profissional para meninos ou meninas. Sem barreiras. O evento, desenvolvido pela AWS pelo segundo ano consecutivo em Jundiaí, estimula as meninas a conhecer, experimentar e desenvolver conhecimento em tecnologia”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, reforçou a importância de inserir na vida do estudante ferramentas que possam ser utilizadas em diferentes momentos da vida e, quando se fala em tecnologia, nada melhor do que as parcerias com empresas especializadas e comprometidas. “Nossas crianças são criativas e inovadoras e devem ter a oportunidade de criar situações para deixar o mundo melhor.  Oferecer este encontro ajuda a impulsionar a vontade para escolher a área para seguir.”

Para as crianças o dia foi um misto de brincadeira e aprendizagem. Aos 9 anos, a estudante do 3º ano Lara Lopes, ficou encantada com as atividades e fez questão de lembrar a importância da tecnologia na vida dela. “Muito legal este momento só para nós. Adoro tecnologia e estou encantada com tudo.”

Hillary Lohany Alves de Oliveira Costa, de 9 anos, utiliza o celular para assistir alguns filmes e sabe que é preciso cuidado para usar o aparelho. “Queria ter mais coisas em casa, mas eu acho importante a gente conhecer de tudo um pouco.”

Diminuindo abismos
Historicamente comandadas pelo universo masculino, empresas têm quebrado o tabu para ofertar oportunidades ao público feminino e, para isto, projetos e parcerias têm começado desde os primeiros anos escolares. O Girls Tech Day é um evento global da AWS que visa fomentar o interesse de jovens meninas por tecnologia e STEAM, ou seja, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Durante a apresentação, os técnicos da AWS explicaram sobre o trabalho da empresa, deram dicas para quem deseja escolher a tecnologia como profissão, sem esquecer de mencionar que as ferramentas devem ser utilizadas com cautela e responsabilidade. Utilizem a tecnologia com segurança porque é uma ferramenta muito importante para nossa vida. Aqui vocês terão a oportunidade de brincar, mas também de conhecer o trabalho atrás das tecnologias e que é possível, no futuro, serem profissionais da área”, comenta a gerente de Operações de Data Center no Brasil, Silvana Vitelli.

O coordenador da Candelário de Freitas, Dênis Braz, não só agradeceu pela escolha da unidade para o evento deste ano como lembrou que ofertar encontros assim quebram paradigmas. “As meninas ficaram muito animadas por terem um evento só para elas. Temos algumas atividades que envolvem a temática, mas quando se programa um encontro específico, o interesse é sempre maior”, diz.

Comentários

Comentários