RETINOBLASTOMA

Braille participa de campanha de conscientização sobre câncer

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
A médica oftalmologista responsável pelo setor de Reabilitação Visual do Braille, Milena Freitas Alves Villalva, é uma das coordenadoras
A médica oftalmologista responsável pelo setor de Reabilitação Visual do Braille, Milena Freitas Alves Villalva, é uma das coordenadoras

A equipe do Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão vai coordenar, em Jundiaí e região, a campanha “De olho nos olhinhos”, criada pela ONG de mesmo nome e que busca a conscientização sobre o retinoblastoma, câncer ocular mais comum na infância e que afeta a retina. A ação será realizada neste sábado (21), no segundo piso do Maxi Shopping Jundiaí (próximo à Americanas), das 13 às 16 horas.

A ONG foi criada pelos jornalistas Daiana Garbin (@garbindaiana) e Tiago Leifert (@tiagoleifert), cuja filha, Lua, possui a doença. “Um dos objetivos da campanha é mostrar a importância de levar a criança, principalmente entre seis e 12 meses, ao oftalmologista”, aponta a médica oftalmologista responsável pelo setor de Reabilitação Visual do Braille, dra. Milena Freitas Alves Villalva (@dramilenavillalva), que é uma das coordenadoras da iniciativa.

“Vamos conscientizar as pessoas sobre a doença e realizar, gratuitamente, o Teste do Olhinho nas crianças, um exame de triagem que avalia o reflexo vermelho e aponta se há ou não algo que possa estar atrapalhando a passagem da luz até a retina”, detalha a médica, que ressalta a importância da avaliação completa em consultório.

O retinoblastoma é um câncer raro, que, se diagnosticado precocemente, tem chance de cura de até 90%. Sintomas como reflexo branco, diminuição da visão, movimentos irregulares dos olhos e estrabismo podem indicar a doença. No Brasil, cerca de 200 a 300 novos casos são registrados por ano, sendo a maior parte de pacientes com até 5 anos. Para saber mais, acesse https://www.deolhonosolhinhos.org/.

Receba as notícias mais relevantes de Jundiaí e Região direto no seu Whatsapp. Participe da comunidade do JJ clicando AQUI.

Comentários

Comentários