GRATUITO

Jundiaí recebe espetáculo musical infantil

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
O espetáculo agora volta repaginado com novas cenas e brincadeiras
O espetáculo agora volta repaginado com novas cenas e brincadeiras

A importância do brincar é o ponto de partida de Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, espetáculo músico-teatral fruto da parceria de dois dos artistas brasileiros mais queridos do público infantil, Paulo Tatit, um dos fundadores da Palavra Cantada, e Filipe Edmo, fundador da Trupe Trupé. A montagem faz apresentação única e gratuita dia 8 de setembro, domingo, às 16h, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (Sala Glória Rocha).
 
Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena é derivado do projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira [www.siricuticooficial.com.br], uma plataforma on-line com clipes de brincadeiras inéditas inventadas a partir das canções da dupla. Ao todo, são 15 vídeos, em que Paulo, Filipe e crianças de diferentes idades brincam de roda, de pegar, de pular corda, dançam, cantam e pintam. O espetáculo que já fez apresentações em 2022 e 2023, agora volta repaginado com novas cenas e brincadeiras.
 
Além de Jundiaí, a montagem que já passou por Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Campos do Jordão, Santos e pela capital paulista na temporada anterior agora chega, em nova temporada pelo Estado de São Paulo, às cidades de Mairiporã, Mongaguá, Osasco, Taboão da Serra e novamente pela capital. Em Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, a plateia acompanha a história de Flor, uma menina que só brincava dentro de casa. Um dia, Flor ganha de presente uma boneca, que para sua surpresa ganha vida e passa a ensinar muitos outros jeitos de brincar. A boneca então convida a menina a aproveitar essas brincadeiras no quintal, ao ar livre, levando-a a novas descobertas.
 
Músicas e brincadeiras
As aventuras de Flor e sua Boneca são embaladas pelas canções Siricutico, Quero Balançar, Mariposa, Hoje Pode se Sujar e Pé Curioso, entre outras, que de maneira lúdica e divertida resgatam o valor do brincar. Para Paulo Tatit, a música é uma grande ferramenta do brincar. “Nos dias de hoje, finalmente, parece que os educadores perceberam que a criança aprende melhor se estiver brincando e quando se brinca corporalmente, com movimento, com dança, a música está sempre lá, marcando presença” conta ele.
  
O projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira nasceu da parceria artística entre Paulo e Filipe, que chegaram a compor 20 músicas juntos em pouquíssimo tempo. A parceria foi levada para oficinas de músicas e brincadeiras para educadores e crianças, que acabaram adquirindo um aspecto pedagógico ao auxiliar famílias e educadores no desenvolvimento de novas formas de interação e aprendizado. Com o sucesso das oficinas, a dupla de artistas encarou o desafio de adaptar o conceito para um espetáculo músico-teatral, um álbum e uma série de vídeos.
 
Paulo Tatit assina a direção musical e Filipe Edmo a direção cênica de Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, além de cantar, tocar e atuar no espetáculo. O espetáculo também contou com dramaturgia inicial de Solange Dias com colaboração do elenco, as atrizes Jaque da Silva (Flor) e Monique Franco (Açucena) e Filipe Edmo, além de Marina Esteves, que faz a preparação de elenco e assistência de direção.
 
As novas apresentações de Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena foram contempladas pelo edital Lei Paulo Gustavo nº 20/2023 na categoria Difusão Cultural.

Comentários

Comentários