ABRIGO

Frio: pessoas em situação de rua podem ter acolhimento

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 1 min
Daniel Tegon Polli
Quem presenciar pessoas em situação de rua durante os dias mais gelados, pode acionar o serviço de acolhimento
Quem presenciar pessoas em situação de rua durante os dias mais gelados, pode acionar o serviço de acolhimento

Em dias mais frios, como os previstos para Jundiaí a partir de hoje (9), o município mantém os serviços de cuidado e atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade a partir da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (Ugads). Na cidade, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) faz o acolhimento dessas pessoas e as encaminha a abrigos.

De acordo com dados Seas, sempre que a temperatura atinge 13ºC ou menos, dentro das previsões, há um órgão específico para avaliar, inclusive junto à Defesa Civil, a situação das pessoas em situação de rua. O Seas mapeia regiões de maior concentração de pessoas em situação de rua para que funcionários do órgão possam realizar visitas.

Entre os meses de maio e julho de 2024, a temperatura abaixo de 13° demandou 19 dias de ações específicas, com 393 pessoas abordadas e 175 que aceitaram ser acolhidas para abrigo emergencial. As demais não aceitaram acolhimento, porém, receberam agasalhos, água, gorros e cobertores. As equipes circulam a cidade durante toda a noite e madrugada também, nos locais conhecidos como de concentração de pessoas em situação de rua. Além disso, também são atendidos chamados de cidadãos que podem entrar em contato pedindo pelo atendimento para situações identificadas.

Com atendimento 24 horas por dia, o munícipe poderá acionar o Seas, destinado ao atendimento de pessoas em situação de rua, pelo telefone (11) 98531-0146, que dispõe de equipes para realizar as abordagens e encaminhar os usuários que derem aceite ao acolhimento. Havendo necessidade, a população também pode contatar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou o 199.

Comentários

Comentários