INOVAÇÃO

Casal transforma hobby em negócio lucrativo com bonecos

Por Rafaela Silva Ferreira | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
ARQUIVO PESSOAL
Rafael Finati trabalha na confecção dos bonecos junto com a esposa, Karen Regina Finati (acima)
Rafael Finati trabalha na confecção dos bonecos junto com a esposa, Karen Regina Finati (acima)

Rafael André Finati, advogado de 38 anos, e sua esposa Karen Regina Finati, de 33, antes uma agente de viagens, encararam uma reviravolta em suas vidas durante a pandemia da Covid-19, quando o setor de turismo foi severamente afetado, resultando no desemprego de Karen. Em busca de uma fonte alternativa de renda, o casal encontrou um hobby: a criação de action figures (réplica de personagem) usando uma impressora 3D.

A jornada começou em 2020, quando Rafael teve a ideia de adquirir uma impressora 3D para produzir itens artesanais que pudessem complementar sua renda. No entanto, a falta de conhecimento sobre impressão 3D os "deixou no escuro". "Nós não tínhamos nem ideia do valor e de como funcionava uma impressora 3D", lembra Rafael. Após pesquisa na internet, o casal comprou sua primeira impressora 3D e começou produzindo itens como vasos e cortadores de biscoito. Foi durante esse processo que eles descobriram seu verdadeiro talento, a pintura de action figures em miniatura.

Usando materiais como filamento de PLA (plástico biodegradável) e resina específica para impressão 3D, Rafael também cita toda a gama de outros materiais. "Primers, tinta, massas epóxi, cola, ímãs." Além disso, o processo para a criação dos action figures requer diversas etapas, conforme relata Finati. "Primeiro, precisamos adquirir o modelo 3D de modeladores do ramo. Eu e minha esposa não temos conhecimento nem os direitos de modelagem 3D, então compramos os arquivos. Depois, abrimos os arquivos num aplicativo específico para impressão 3D e preparamos os modelos. Após isso, transferimos os arquivos prontos para a impressora, que imprime no tempo estimado. Finalizando a impressão, temos que lavar e curar a peça com luz UV, preparar para pintura com primer, corrigir as imperfeições com massa epóxi, lixar para tirar algum detalhe que não era pra estar ali, passar o primer novamente, e depois pintar."

O sucesso com os bonecos não passou despercebido. Hoje, Rafael e sua esposa atingiram um reconhecimento nas redes sociais. São quase 20 mil seguidores, o que fez com que o casal começasse a personalizar action figures de acordo com as preferências dos clientes. "A impressão 3D é completamente personalizável. Nós focamos no nicho das miniaturas. Então o cliente, se desejar, pode escolher tamanho, acabamento, cor e tipo de base onde vai ser fixada a peça", explica.

A impressão de action figures personalizadas é uma fusão de criatividade e tecnologia. O tempo necessário para concluir uma figura pode variar significativamente com base em vários fatores, incluindo o tamanho, a complexidade do design e o nível de detalhamento desejado. "Levando em conta que 99% dos action figures são divididos em partes, são várias "fornadas" para finalizar uma impressão. Um action figure de 30 cm, em média, leva mais ou menos, 32 horas para ser impressa, somando todas as peças."

FAVORITISMO E DESAFIOS

Questionado sobre quais foram os action figures favoritos que já criou, Rafael cita personagens de sua infância. "Imprimimos e pintamos peças de seriados/desenhos que fizeram parte da nossa infância, como o Frank Puxa-Penas, do desenho do Pica-Pau, o Lion-Man, Alf o Eteimoso, Flashman, Thundercats, Shurato e Changeman."

Os projetos mais desafiadores também possuem uma lista. "Por incrível que pareça, os actions figures mais pequenos (de 5 cm a 10 cm) são os mais desafiadores. Como são pintados à mão, tem alguns detalhes que necessita atenção. A vista também tem de estar muito boa para não errar", brinca.

PREÇOS E ENCOMENDAS

O preço dos bonequinhos é variável. Conforme explica Rafael, depende de aspectos como material que é feito, tamanho ou tinta (automotiva ou acrílica). "Hoje trabalhamos somente com peças sob encomenda. Fazemos isso porque somos só eu e minha esposa, e eu tenho meu trabalho principal, que é a advocacia. Então, não temos como ter estoque, infelizmente. Temos uma planilha que nos ajuda a calcular o material usado e, para compensar o fato de não termos como fornecer o preço de uma peça sem todas essas informações, a gente costuma responder cada pessoa, individualmente, pelas redes sociais."

As pessoas podem encomendar suas action figures através do Instagram. "Lá, também respondemos mensagens que nos enviam, batemos um papo e mostramos um pouco do nosso dia a dia", finaliza Rafael.

Comentários

1 Comentários

  • Christian alves 26/09/2023
    Muito tenho desenhos Brasileiros gostaria de uma parceria estou no kawai,Estagran,fecebook quadrinhos vettori desenhos brasileiros