O projeto “Educando para o Trânsito de Maneira Divertida”, desenvolvido por meio de apresentações de Teatro de Fantoches promovidas por policiais do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran), contempla escolas de Jundiaí, durante essa semana. O objetivo é transmitir de forma lúdica, noções de como se comportar de uma maneira segura no trânsito, por meio de parceria com o Detran, e intermédio do programa Educação para o Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), às crianças de escolas municipais e de uma escola particular.
Nesta segunda-feira (28), 73 crianças de 4 e 5 anos da EMEB Alceu de Toledo Pontes participaram da apresentação que conta com bonecos que contracenam como policiais, motociclista, garoto Marcelinho, vovô Antonio, cadeirante Huguinho, além de Penélope, uma mulher que dirige e fala ao celular, entre outros personagens. Interpretados por policiais do CPTran, entre as diversas situações, Huguinho auxilia o avô Antonio a atravessar a rua com segurança, falando sobre o semáforo e a faixa de travessia.
“É uma parceria importante para o Município e, nesse caso, as orientações sobre a segurança no trânsito ficam mais fáceis de serem transmitidas para as crianças na primeiríssima infância. Elas se divertem, interagem e aprendem”, comenta a responsável pela Divisão de Educação para o Trânsito da UGMT, Juliana Maia.
Mariana Nascimento, assistente de direção da EMEB Alceu de Toledo Pontes, explica que a Educação para o Trânsito faz parte do programa da Unidade de Gestão de Educação (UGE), e que a atividade de maneira lúdica agrega no trabalho que já é desenvolvido. “É importante essa conscientização desde pequenos, e os pais relatam que as crianças chegam em suas casas comentando o que aprenderam e, quando é necessário, corrigem os adultos.”
O Teatro de Fantoches foi criado pelo CPTran em 2011, e além de educar também proporciona uma maior aproximação da Polícia Militar com a sociedade, especialmente, com as crianças. “É educar para o trânsito de maneira lúdica e bem divertida, para que as crianças possam se tornar multiplicadoras, envolvendo os pais e amigos, sobre as regras básicas para a segurança no trânsito”, afirma o cabo PM Aragão.