Opinião

Esfriou... escalda pés!

27/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Esta prática milenar é excelente para promover relaxamento do corpo e da mente, além de atuar também como limpeza energética, combinando a utilização de ervas e sal grosso, o que pode eliminar baixas vibrações e atrair positividade. Há registros históricos da utilização dos escalda pés em várias civilizações, incluindo a Grécia Antiga. Os essênios já o utilizavam e podemos encontrar passagens na Bíblia, como a "Cerimônia do Lava-pés".

Estima-se que há seis mil anos o escalda-pés já era utilizado com a finalidade de proporcionar relaxamento e limpeza. Hoje em dia, com a nossa correria, vivemos repletos de estresse físico e mental, o que aumentam as dores em geral.

Apesar desta prática não ser muito utilizada atualmente, como foi utilizado pelos nossos antepassados, o simples fato de mergulhar os pés em uma bacia com água quentinha é um poderoso método para revigorar nossa energia e aliviar nossas tensões diárias.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, existem muitas terminações nervosas nos pés que estão associadas aos diversos órgãos do corpo humano. Com a pressão e o aquecimento da água, há uma boa estimulação destes pontos beneficiando o equilíbrio energético do nosso corpo e estimulando sensações de bem-estar e relaxamento.

Muito indicado para tratar estresse, nervosismo, dores nas pernas, cansaço, problemas de circulação e até mesmo gripes e resfriados, pois melhora a microcirculação e aumenta a oxigenação das células. Tem também efeito analgésico, aliviando dores musculares e nos ossos.

Podemos pensar também em uma função detox do escalda-pés, pois por um aspecto fisiológico, a temperatura da água em contato com os pés aumenta o fluxo sanguíneo local (dilata vasos), o que movimenta tanto sangue quanto linfa, aprimorando e acelerando a saída de toxinas. Quando utilizado inclui o sal, o escalda pés ajuda a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço, com efeitos bioenergéticos, assim como a utilização de ervas e flores possuem efeitos terapêuticos.

O seu objetivo mais conhecido e utilizado é para aliviar a tensão, trazer bem-estar e acabar com o estresse e o cansaço diário. Também reduz dores, já que os nossos pés possuem muitas terminações nervosas interligadas aos órgãos e, por isso, o alívio de dores pode ser estendido pelo corpo todo.

Podemos utilizar bolinhas de gude e pedrinhas, para potencializar a experiencia. Também podemos usar óleos essenciais, ervas aromáticas frescas, chás de saquinhos, como os de camomila e hortelã, que melhoram a sensação de peso e cansaço nas pernas e pés.

Sejam óleos essenciais ou ervas frescas, as de lavanda, erva-cidreira, melissa, erva-doce, capim-limão e camomila possuem uma ação relaxante. A arruda ativa a circulação. Usa o cravo e canela em pau, assim como o alecrim, além de deliciosos são ótimos estimulantes e revigorantes. Mas nada impede de você achar seu blend, sua combinação própria e experimentar as sensações que o escalda pês pode te proporcionar.

Só se organize e antes de mergulhar os pés, deixe uma toalha ao seu lado. A água deve chegar até a canela, mais ou menos, para relaxar os pés e tornozelos, até o comecinho das pernas se possível. O escalda-pés costuma durar de 10 a 20 minutos, ou até que a água esfrie. Deixe ao lado um creme hidratante e finalize com uma bela automassagem. Coloque uma playlist relaxante, deixe o celular em modo avião e curta seu momento, permita-se este cuidado e carinho. Crie seu próprio ritual.

Agora, atenção. A técnica milenar é relacionada a muitos benefícios, mas não é indicada para todos os casos, pois como pode aumentar o fluxo sanguíneo, há chances de prejuízos para as gestantes, os hipertensos, ou mesmo pessoas com trombose e cânceres com metástase. Informe-se com seu médico. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.