EMPATIA

Moradores em situação de rua recebem refeições no Centro

Foi em uma igreja na Vila Marlene, que Paulo criou o 'Amigos Samaritanos', projeto que entrega refeições a moradores de rua

Por Rafaela Silva Ferreira | 26/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Jornal de Jundiaí

Os voluntários levam as marmitas feitas pela esposa de Paulo, Laysa, e pela mãe do pastor, a dona Maria, até a Praça do Rosário e São Camilo
Os voluntários levam as marmitas feitas pela esposa de Paulo, Laysa, e pela mãe do pastor, a dona Maria, até a Praça do Rosário e São Camilo

Uma realidade social conhecida por todos é a existência de muitos moradores em situação de rua. Nessas condições, em uma noite, cerca de 70 pessoas formam fila por comida no Centro. Por esse motivo, tem se tornado cada vez mais comum o surgimento de movimentos e ações para ajudar a sociedade. O operador de equipamentos Paulo Sérgio Elídio, 53 anos, está entre os que dedicam sua energia e tempo para ajudar quem precisa.

Foi na igreja Unidos em Cristo, na Vila Marlene, que Paulo criou o "Amigos Samaritanos", que consiste na entrega de refeições para esses cidadãos que vivem em vulnerabilidade. "Faz dois anos e meio que estou à frente desse projeto. No começo, eu fazia a maioria das coisas sozinho. Depois, mais dois amigos se juntaram. Quando conheci o pastor Gilvani de Santana Lima, da Unidos em Cristo e comecei a frequentar a igreja, os voluntários começaram a se interessar em levar a palavra de Deus até essas pessoas."

Os voluntários levam as marmitas feitas pela esposa de Paulo, Laysa, e pela mãe do pastor, a dona Maria, até a Praça do Rosário e também ao Jardim São Camilo. "São lugares onde muitos usuários de drogas e moradores de rua podem ser encontrados, então concentramos a ação nesses locais", explica Paulo.

Questionado sobre como se sente fazendo parte de um projeto de solidariedade, Paulo conta que o mais importante é apresentar Deus ao maior número de pessoas que conseguir. "Acho que todos nós sentimos uma coisa muito gratificante. Eu já fui preso por um tempo e nesse período, conheci Deus e deixei que ele tocasse meu coração", revela.

Paulo ainda pontua que gostaria de fazer mais por essas pessoas. "Quando eu olho para cada um ali e entrego a marmita, eu penso 'se eu pudesse fazer mais, eu faria'. Sempre publicamos as idas nas minhas redes sociais, a fim de conseguirmos trazer mais pessoas para essa causa, porque é um projeto genuíno. Nunca enfrentamos dificuldades para continuarmos com ele, nem desafios na produção das marmitas. Todos são bem receptivos."

É certo que Paulo tem uma missão e é motivo de orgulho para muitos que o acompanham. Mas o projeto, que vem sendo um sucesso, se deve também à solidariedade de todos que apoiam esse trabalho e que desejam, cada vez mais, melhorias na vida desses cidadãos. "Como eu disse, o importante, na verdade, não é o que levamos para eles comerem, mas o convite para se juntarem à igreja."

DOAÇÕES

O projeto "Amigos Samaritanos" aceita doações de alimentos, embalagens de marmitex, agasalhos e cobertores. O ponto de arrecadação fica na Avenida Bento Figueiredo, 278, Vila Marlene. Os pontos de referência são: o posto de gasolina e o açougue São Judas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.