Opinião

Respiro: só mães entenderão

24/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

12/05: Meu chefe: "vamos nos encontrar em Campinas dia 17/05 para apresentar o documento final para o Ministério". Delego ao meu time para que a reunião aconteça.

15/05 - 17h, buscando Nina na escola, penso: quarta-feira tem reunião presencial, preciso fazer a sobrancelha. Será que dá tempo de fazer a unha? Não acho que vou conseguir encaixar na agenda. Será que minhas calças ainda cabem? A faxineira não veio e avisou que não vem mais! Preciso mandar lavar o carro, vai que alguém me pede carona. Não deu tempo de colocar o novo tag do Sem Parar, preciso de dinheiro para o pedágio. Será que já aceitam cartão? Telefone toca, é meu chefe: Não vou mais na reunião, você toca sozinha! Ok, mas não entendo nada de microeletrônica. Eu me preparo. Chego em casa. Cadê as roupas que a lavanderia vinha entregar? Ligo para uma outra faxineira. Pode vir amanhã? Posso!

16/05 - 07h30: Áudio da nova faxineira: chego em 10 minutos. OK! Explico por áudio. 5 minutos depois: Tô aqui, mas não estou achando! Explico de novo. 15 minutos depois, estou no carro levando a Nina para escola, mais um áudio: Achei! Mas viu, preciso que a senhora esteja em casa, para eu verificar o trabalho e aí eu digo quanto vai custar! Meu áudio: Mas já havíamos combinado o preço! Eu já saí de casa, meu marido vai abrir para você! Outro áudio dela: Ah, ok, se é aquele valor combinado, para mim não funciona! Obrigada, mas não vou!

16/05: 17h, buscando Nina na escola, telefone toca: "Oi Elisa, eu sou o responsável pelas cerimônias com os integrantes do Ministério amanhã, mas não vou poder recebê-los!" Ok! Eu assumo. Que hotel eles estão? Que restaurante vamos levá-los? Já está reservado? Será que eles têm alguma restrição alimentar? Preciso refazer toda a logística. Que horas preciso chegar no hotel para que cheguemos na reunião na hora certa? Chego em casa. Dim Dom, a moça que lava as roupas veio entregar o que deveria ter entregue ontem. Dim dom, meu pai veio entregar o carro emprestado: Preciso que me leve de volta. A moça vem com três crianças. Olho pra sala, um caos! Brinquedos por todos os cantos!

17/05 - 05h, penso: são 5 horas da manhã, por que você não volta a dormir? A Nina não veio para a nossa cama hoje! Ela está crescendo! Olho o celular: o local da reunião foi modificado, refaço a logística. Marcaram várias reuniões no horário da logística nova, desmarco. Esqueci o computador no escritório! Será que terminaram o documento? Não recebi o link final. São 05h45, pronto, tá na hora de levantar, Nina vem para cama: Mamãe, quero ficar com você! Ok, mais 10 minutos. Não lavei o cabelo! Será que dá para ir assim mesmo? Levanto! Tá frio! Vou pôr aquela blusa de lã! Não dá, Nina babou nela! Esqueci de tomar o remédio em jejum. Nina: Mamãe!!!! Dou café para ela, troco sua roupa, me arrumo, escovamos os dentes. Nina, vamos pôr o sapato! Não quero esse, quero outro, mamãe! Nina chora! Vamos Nina, vamos pôr o moletom! Preciso de dinheiro para o pedágio! Nina bagunçou todo meu cabelo! Entro no carro: não lavei o carro! Não pus gasolina! Qual o endereço do hotel? Respiro.

Elisa Carlos é especialista em inovação e head de operação (elisaecp@gmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.