CIESP

Jundiaí terá Polo da Câmara de Conciliação com modelo inédito

O polo funcionará na diretoria regional do Ciesp Jundiaí e a inauguração contará com a presença da ministra do Superior Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie Northfleet

Por Redação | 21/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

DIVULGAÇÃO

O novo polo funcionará na diretoria regional do Ciesp Jundiaí
O novo polo funcionará na diretoria regional do Ciesp Jundiaí

O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) inaugura na próxima terça (23), em Jundiaí, o segundo Polo Regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp fora da capital paulista. Trata-se de modelo inédito no interior, com infraestrutura para realizar também audiências de arbitragem.

O polo funcionará na diretoria regional do Ciesp Jundiaí e a inauguração contará com a presença da ministra do Superior Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie Northfleet, que é vice-presidente da instituição. O evento também será prestigiado, por meio de um vídeo, pelo presidente da Câmara de Conciliação, Medicação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, o ministro Sydney Sanches.

As Câmaras de Mediação e Arbitragem são instituições que permitem soluções extrajudiciais para conflitos, sem que seja necessário processo judicial. Elas funcionam como uma espécie de "justiça privada", o que significa maior agilidade, privacidade e redução de gastos, visto que as disputas são resolvidas de forma mais rápida. A Câmara Ciesp/Fiesp completa 28 anos nesta segunda, dia 22.

Em 2018, o primeiro Polo da Câmara foi implantado na regional do Ciesp de Campinas, porém com estrutura mais enxuta e capacidade apenas para as reuniões de mediação, sem poder realizar as audiências de arbitragem, como será possível em Jundiaí. A iniciativa, que atraiu três casos de disputas, foi considerada uma experiência exitosa pela entidade e serviu como um indicador para incentivar outros passos na ampliação dos serviços.

Segundo o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, que também estará presente na cerimônia, a implantação do Polo da Câmara em Jundiaí faz parte das ações da entidade para ampliar, pelo interior, a rede de serviços que esteve concentrada na capital.

Em outubro do ano passado, a Câmara Ciesp/Fiesp lançou o Programa de Parceria com as Diretorias Regionais. "A experiência de Campinas, a digitalização da gestão dos procedimentos e o lançamento do Portal da Câmara, no ano passado, nos estimulou a pensar na ampliação da rede de atendimento pelo interior, mantendo a qualidade e segurança na gestão dos casos por nossos especialistas", disse Cervone.

O diretor titular da regional do Ciesp Jundiaí, Marcelo Cereser, também comemora a iniciativa. "Estamos muito felizes com esta conquista para toda a nossa região. É um diferencial que a nossa regional passa a oferecer para todas as indústrias dos 11 municípios. A inauguração do Polo Regional da Câmara em Jundiaí é um trabalho que vem sendo articulado há mais de dois anos e que agora se concretiza", destacou Cereser.

Vantagens

A Secretária-geral da Câmara, a advogada Lilian Elizabeth Menezes Bertolani, explica que, desde que o Ciesp lançou o Programa de Parceria com as Diretorias Regionais, toda a rede da entidade já está automaticamente participando. As regionais já contam hoje, por exemplo, com a infraestrutura da Câmara em São Paulo, virtual e presencialmente, e com a possibilidade de realizar reuniões.

Com o novo polo em Jundiaí, a vantagem é que, na região, as partes não terão o incômodo e os custos com o deslocamento para eventuais reuniões e audiências, contando com a mesma qualidade de atendimento prestada pela Câmara em sua sede em São Paulo.

"A Câmara Ciesp/Fiesp tem como missão difundir o uso dos meios adequados de solução de conflitos em todo o Brasil, especialmente no setor industrial, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e trazer confiança para recebermos mais investimentos internacionais e possibilitar uma gestão mais eficiente e racional dos riscos jurídicos envolvidos nos contratos empresariais", disse Lilian.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • EGINALDO MARCOS HONORIO
    22/05/2023
    A experiencia e providencia adotada e com a obtenção de resultados positivos alcançados na mediação ou arbitragem titpifica a mais perfeita justiça, na acepção juridica do termo, eis que atende integralmente os interesses das partes envolvidas, sem contar com a agilidade que, em grande proporção, os aflige seriamente. O CIESP merece todas as homenagens e sucesso, em especial, ao grande diretor Marcelo Cereser e valorosa assessoria.