AUDIÇÃO

Uso excessivo de fones de ouvido podem causar surdez

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1,1 bilhão de jovens estão em risco de desenvolver problemas na audição

Por Yasmim Dorti | 17/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

,
,

A perda de audição pelo uso do fone de ouvido em volume excessivo é irreversível e preocupa especialistas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1,1 bilhão de jovens estão em risco de desenvolver problemas na audição devido ao uso incorreto do aparelho.

De acordo com a fonoaudióloga e superintendente da Ateal, Marisa Pomilio, o atendimento de pessoas jovens se tornou mais frequente. "Percebemos que as pessoas estão perdendo a audição mais novas. A nossa preocupação era de a criança nascer surda ou envelhecer surda, mas hoje em dia os jovens entre 12 e 34 anos estão perdendo audição, o que é um índice alto e isso nos preocupa. Se o jovem fizer um bom uso não corre riscos. O problema começa a surgir se a pessoa usar o fone por um período maior de quatro horas, ou permanecer em um local com som muito alto, como baladas e shows", afirma.

O que pode acontecer é a célula entrar em fadiga e isso faz a pessoa passar mal, sentir um zumbido. "Esse uso incorreto pode causar a perda da audição. As pessoas precisam ter responsabilidade, porque se perderem a audição, não recuperam mais", explica Marisa.

A fonoaudióloga Elisa Luchini, 39 anos, explica os principais efeitos do uso excessivo do fone de ouvido. "Os principais efeitos do uso excessivo do fone auditivo podem ser perda de audição precoce, zumbido, vertigem, dores de cabeça, entre outros. O volume do som no ouvido por meio do fone, somado ao tempo diário podem causar esses danos à saúde", explica. "A perda de audição nesse caso, não é reversível, pois há uma perda auditiva do tipo neurossensorial, ou seja, uma perda devida a danos nas células do ouvido interno", ressalta.

"Segundo a NR 15 (lei que rege atividades e operações insalubres), a intensidade sonora tolerada pelo ouvido humano sem gerar danos auditivos é de 80 a 85 dB (decibéis) para uma duração máxima de oito horas diárias, quanto mais alto o som emitido, menor é o tempo seguro de exposição. Por exemplo, um som de 10 dB (facilmente emitido pelo fone de ouvido) só permite a exposição segura por cinco minutos, principalmente com o fone de ouvido intra-auricular, aquele que vai dento da orelha", explica.

CUIDADOS

Para combater a perda de audição, as fonoaudiólogas dão dicas para cuidados com fones de ouvido.

"É preciso monitorar o volume do som dos seus fones e o tempo de exposição e uso. Nunca deixe que as pessoas ao redor consigam escutar o som dos seus fones. Não utilize fone em ambientes barulhentos, isso faz com que você aumente o volume do seu fone de ouvido", conta Elisa.

"É recomendado que as pessoas usem fones do tipo concha, que são um pouco mais distantes e atenuam o som de forma saudável. Aquele de borracha, que precisa colocar dentro do ouvido é pior porque denigre mais a audição. Além disso, o uso constante de fone de ouvido dá uma escala maior de transpiração e sem a limpeza correta você pode ter até mesmo uma infecção de ouvido", explica Marisa.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.