VAREJO

No Dia das Mães, 79% pretendem comprar presentes

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Comercial Empresarial (ACE) as vendas no período serão até 4,65% melhores que 2022

Por Yasmim Dorti | 12/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Yasmim Dorti

Uma pesquisa revela que as vendas no período serão até 4,65% melhores do que foram em 2022
Uma pesquisa revela que as vendas no período serão até 4,65% melhores do que foram em 2022

Considerada como a principal data comemorativa e a segunda melhor em termos de faturamento pelos varejistas, o Dia das Mães já movimenta o comércio. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), 79% dos consumidores pretendem presentear suas mães, conforme levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um ticket médio de R$ 260.

A pesquisa ainda revela que os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%). As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%). A internet aparece como local de compra de 40% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%).

"O Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre, por isso o varejo aguarda com muita expectativa a movimentação no comércio. É o momento de as lojas investirem em promoções, opções de presentes, facilidades no pagamento, criar parcerias. Apesar do avanço no comércio eletrônico, o brasileiro ainda valoriza muito a compra presencial, a experiência de ir à loja e escolher o produto. O comércio deve sim investir no atendimento on-line, mas o atendimento físico se mantém muito forte no país", afirma Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL).

ACE

Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí revela que as vendas no período serão até 4,65% melhores do que foram em 2022.

A pesquisa foi realizada no período de 26 de abril a 2 de maio e 420 consumidores foram ouvidos no Centro e outros bairros da cidade. Deste total, 66,19% das pessoas declararam que já compraram ou ainda vão comprar presentes para o Dia das Mães, ou seja, cerca de 7 a cada 10 pessoas. "É um número animador para o comércio, representa um aumento de 11,94% na intenção de compra do consumidor em comparação a 2022 (54,25%)", afirma o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro. "Isso pode ser o reflexo da inflação menor do que a do ano passado", ressalta.

Assim como ocorreu em 2022, os presentes mais citados pelos entrevistados na pesquisa da ACE foram roupas (33,57%) e calçados/produtos de beleza e saúde (18,93%). Entre as pessoas entrevistadas na pesquisa, que declaram a intenção de compra, 36% declaram que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 200, e 22% dos consumidores têm a intenção de gastar até R$ 100. Este, segundo o presidente, é um ponto de atenção para o comerciante. "O lojista deve apostar em produtos de ticket médio menor e, se facilitar o pagamento, tem a chance de aumentar este valor no fechamento da compra."

PÚBLICO

Com a data chegando, a população já começou a se programar para comprar os presentes para as suas mães. A estudante de pedagogia Vitória Peron, de 22 anos, já está pensando no que vai dar de presente para a sua mãe. "Eu pretendo comprar alguma roupa para ela, ou perguntar o que ela quer e dar em dinheiro, como eu já fiz algumas vezes. Pretendo gastar entre R$ 200 e R$ 300", contou Vitória.

Em contraponto, a divulgadora Patrícia Alves da Silva, de 35 anos, ainda não sabe o que dar de presente para sua mãe. "Pretendo comprar, mas ainda não tenho nada em vista. Quero gastar o mínimo possível porque as coisas estão muito caras, seria mais uma lembrança para não passar em branco. Talvez um buquê de rosas ou um um vaso que seja", explicou.

Os presentes mais citados são roupas, calçados e produtos de beleza
Os presentes mais citados são roupas, calçados e produtos de beleza

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