Pães artesanais de fermentação natural, inclusive fabricados com carvão ativado, queijos de vaca e de cabra, molho pesto natural, croquete de shimeji, quiches, pizzas, brigadeiros de diversos sabores, sonhos de goiabada, além de vinhos e licores artesanais. Quem foi ao evento que aconteceu para promover o lançamento da primeira edição do projeto "Dê um L!KE em Jundiaí" e a feira gastronômica dos produtores da cidade, na última quinta-feira (13), pôde provar essas delícias e muito mais.
O evento só foi possível por conta de uma parceria entre a coluna L!KE, do Jornal de Jundiaí, feita por Vagner Lima e Ricardo Gauerk, a construtora Santa Angela, que cedeu o espaço para a feira, e os colaboradores do grupo "Da Roça à Mesa".
No lançamento, estiveram presentes convidados especiais. Alguns gestores da Prefeitura de Jundiaí, ligados à educação, turismo e cultura, influenciadores digitais, imprensa local, representantes da construtora e claro, os produtores, expondo o trabalho através dos produtos.
A feira aberta ao público aconteceu ontem (sábado, 15) e deu a oportunidade para que pessoas de Jundiaí e região conhecessem e comprassem os produtos provenientes da cidade.
A PARCERIA
Vagner Lima, colunista da L!KE, conta um pouco sobre a parceria. "A Santa Angela, com a Coluna L!KE, do Jornal de Jundiaí, e o grupo "Da Roça à Mesa" se uniram para um projeto dentro do Espaço Santa Angela para divulgação de produtores locais e produtos artesanais, associando sustentabilidade e economia local. A coluna nasceu com o objetivo de destacar, promover, dar luz a tudo o que Jundiaí tem de melhor em cultura, artes, entretenimento, gastronomia e estilo de vida. E esse também é um dos objetivos da Santa Angela divulgar e incentivar os negócios e empreendimentos locais, da cidade e do entorno de seus condomínios residenciais", afirma.
"Jundiaí, a nossa cidade, é repleta de pessoas talentosas e criativas que empreendem nessas diversas áreas e inovam com produtos e serviços diferenciados. Isso é o que é chamado de economia criativa. Um mercado que já gera quase 1 milhão de empregos formais no Brasil. Um desses exemplos é o coletivo "Da Roça à Mesa". Nossa cidade também é famosa pela quantidade e pela qualidade de empresas alimentícias, que nasceram como pequenos negócios familiares e se tornaram grandes empresas e marcas fortes locais e nacionais. Esperamos que esse seja somente o inicio de um grande projeto que terá mais edições, que ocupará outros espaços e que terá também ações esportivas, da infância e apresentações culturais", completa o colunista.
"O evento é um pouco para rodar a economia local, trazer novos empreendedores, juntar produtores e clientes, produtores pequenos e grandes. Queremos reunir tudo em uma feira gastronômica e trazer os produtos paro o pessoal de Jundiaí, pois tem muita gente que mora aqui e não conhece. Queremos unir as pessoas, promover a economia criativa. A parceria com a Santa Angela foi algo estratégico porque sempre vem pessoas de outras cidades conhecer o decorado aqui no espaço e a ideia é mostrar um pouco de Jundiaí", afirma o também colunista da L!KE Ricardo Gauerk.
Gerente comercial da Santa Angela, Cátia Siqueira, revela que o amor por Jundiaí foi o que moveu a parceria. "O DNA que estamos desenvolvendo é que nós amamos Jundiaí. Todos temos a vontade de que nossa cidade se torne cada vez mais uma cidade sustentável, boa de se morar. Nossos empreendimentos, quando estamos preparando ou entregando, já fazemos um levantamento dos comércios e produtores do entorno e avisamos os futuros moradores sobre esses empreendimentos, para que a gente incentive os pequenos comerciantes e as famílias locais. Por isso estamos abrindo o espaço, criando novos projetos para promover pessoas de Jundiaí sempre", afirma.
Teresa Staeheli conta um pouco sobre os produtores do grupo. "O grupo é grande. Temos todas as linhas de produção, desde a parte agrícola, o pessoal que faz pães, queijos, charcutaria e quem já utiliza os produtos para fazer uma gastronomia artesanal fantástica. É um grupo heterogêneo e muito bacana que surgiu na pandemia e retomou no ano passado. Jundiaí é realmente um celeiro, as pessoas não conhecem os produtos e gostaríamos que conhecessem", afirma.