LEI

Fiscalização prevê reduzir bagunça de fios nos postes de Jundiaí

Por Redação | 27/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

Fios espalhados em postes geram reclamações de moradores
Fios espalhados em postes geram reclamações de moradores

A Lei Municipal nº 9.121, de 17 de dezembro de 2018, regula a instalação aérea de cabos e fios para prestação dos serviços de energia elétrica, telefonia, internet e TV. Segundo a lei, os equipamentos devem ser instalados de modo uniforme e ordenado. Os fios também devem ter a identificação por anilhas com o nome da empresa responsável pelo serviço.

Com base na legislação municipal, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos identificou o descumprimento da norma em vários pontos da cidade. De modo a valer a lei, houve aplicação de multas às empresas que deixaram fios soltos nos postes ou espalhados pelas ruas. O descumprimento foi flagrado nos bairros Jardim da Fonte, Vila Viotto, Centro, Jardim Pacaembu e Vila Nambi.

“Temos notificações formalizadas e outras em andamento. Após a notificação, a empresa tem o prazo de 30 dias para apresentação da defesa e regularização”, explica o diretor de limpeza pública, Márcio Moraes.

Se a instalação não estiver dentro da norma definida na lei, a empresa está sujeita a multa no valor de 10 UFM (Unidades Fiscais do Município) e dobrada a cada reincidência. A UFM consiste, em 2023, a R$ 212,74. As empresas multadas têm 30 dias para que o pagamento da multa seja realizado.

“Além da poluição visual, os fios soltos representam riscos aos motoristas, motociclistas e pedestres. Por isso, a fiscalização está sendo intensificada na nossa cidade, pensando no bem-estar e na segurança da população”, ressalta o diretor.

Dicas de segurança

  • Não toque;
  • Não tente ultrapassar;
  • Afaste-se, pelo menos, 10 metros dos fios soltos;

Como denunciar?

Os moradores podem denunciar os fios soltos nos postes ou espalhados pelas ruas pelo telefone 156, pelo aplicativo “Prefeitura de Jundiaí” ou pelo site da Prefeitura.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Hugo Chisca Junior
    28/03/2023
    A situação absurda dos cabos em Jundiaí não aconteceu da noite para o dia. São anos de serviços mal feitos, verdadeiras gambiarras, e omissão da fiscalização da Prefeitura. Vejam o exemplo dos cabos nos postes na região do cruzamentos da Rua Barão de Teffé com a Av. Cmte. Videlmo Munhoz. Outro exemplo são os cabos amarrados no alambrado da área onde ocorre a Feira do Produtor na Av. Adilson Rodrigues!! As dicas de segurança, dado que a solução parece que vai demorar, deveriam ser mostradas em cartazes nessa área que tem grande afluxo de pessoas!