NOVIDADE

Cirurgia robótica chega a Jundiaí

Por Redação | 20/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

 A cirurgia robótica tem ganhado cada vez mais destaque na área médica. Trata-se de uma plataforma que utiliza braços robóticos articulados, permitindo que os médicos realizem operações com mais precisão, segurança e eficiência. Essa tecnologia vem sendo utilizada em diversas áreas da medicina, como cirurgia bariátrica, urologia, ginecologia, cirurgia cardíaca e principalmente as hérnias da parede abdominal.

Os robôs utilizados na cirurgia são controlados por um cirurgião que fica em console (estação), onde pode visualizar o campo cirúrgico por meio de uma câmera 3D de alta definição e manipular os braços robóticos com grande precisão.

Os instrumentos robóticos, por sua vez, são articulados e realizam movimentos mais delicados e precisos quando comparado aos instrumentos cirúrgicos tradicionais, permitindo que os cirurgiões realizem procedimentos menos invasivos e mais seguros.

"Essa é uma, mas não a única, vantagem desse procedimento. Na verdade, essa técnica intensifica os benefícios já presentes na videolaparoscopia. Também é importante ressaltar o mínimo impacto no paciente e a precisão espantosa durante o ato cirúrgico, que apenas os braços dos robôs podem proporcionar", explica o médico Marcelo Furtado, Presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH) e um dos responsáveis pelo pioneirismo da técnica na cidade.

O médico, que é uma das referências em cirurgias laparoscópicas, diz ainda que a medicina deve viver um grande avanço diante dessa novidade. Furtado, que é doutor em Gastrocirurgia e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL - SP), afirma que os benefícios da cirurgia robótica incluem uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, menor risco de complicações e menor tempo de internação hospitalar com retorno mais precoce às atividades laborais e físicas. Além disso, a tecnologia dos robôs permite que os cirurgiões realizem procedimentos mais complexos com maior segurança e eficiência.

A cirurgia robótica exige treinamento especializado para os cirurgiões e equipe de apoio além de uma certificação específica.

O Instituto de Cirurgia Minimamente Invasiva - ICIMI, conduzido pelos cirurgiões Marcelo Furtado, Jedaias Júnior e Gabriel Barbetta, é o primeiro da região a oferecer tecnologia que está revolucionando a medicina, em especial a cirurgia digestiva e hérnias da parede abdominal.

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Rosalina Gomes da Silva Baiochi
    21/03/2023
    Esse novo procedimento, tbm e utilizado em cirurgia de coluna?
  • Paulo Mendes
    20/03/2023
    Acaso o robô é Da Vinci, utilizado em instituições médicas de ponta? Faltou isso na matéria.