SELECIONADO

Jundiaiense vai defender o Brasil no Sul-Americano de Caratê

Esta é a terceira vez que o jundiaiense é convocado para a seleção sub-21; hoje, o carateca irá disputar a vaga na seleção principal

Por Luana Nascimbene | 17/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

DIVULGAÇÃO

O atleta garantiu a única vaga para a seleção brasileira sub-21
O atleta garantiu a única vaga para a seleção brasileira sub-21

O jundiaiense Gabriel Hara, de 19 anos, vai defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano de Caratê Sub-21, em São Bernardo do Campo, dia 26 de abril. O carateca garantiu a única vaga para a seleção através de um torneio, no Ceará, que reuniu nove atletas de todo Brasil.

Esta é a terceira vez que o jundiaiense é convocado para a seleção brasileira sub-21. Hoje (17), o carateca irá disputar um torneio em Joinville, em Santa Catarina, buscando vaga também na seleção principal.

TRAJETÓRIA

Atualmente, Hara ostenta o segundo lugar no ranking paulista na categoria principal e disputa campeonatos tanto na categoria de base quanto na sênior, na modalidade Kata.

O atleta começou a praticar caratê em 2011, quando tinha apenas 7 anos. No ano seguinte, passou a disputar campeonatos oficiais e se destacar no esporte. "Eu comecei bem novo, mas só via o caratê como um hobby. Em 2012 disputei meu primeiro torneio oficial, que foi uma etapa do Campeonato Paulista e, ao passar dos anos fui me destacando", conta o carateca.

A partir de 2018, Hara passou a levar o esporte a sério e não apenas como hobby. A virada de chave veio em 2019, quando o atleta começou a conquistar os títulos mais importantes de sua carreira: medalha de bronze no Campeonato Brasileiro na categoria 16/17 anos e a primeira vaga na seleção brasileira. "Não imaginava quão longe o caratê iria me levar. Comecei a me dedicar mais, disputar mais campeonatos e pegar firme nos treinamentos e agora estou colhendo os frutos do meu esforço", comemora o atleta.

SUL-AMERICANO

Na expectativa pelo torneio internacional, Hara comemora a chance de disputar o título pela seleção brasileira e espera manter o desempenho em alto nível. "A sensação é de felicidade, poder representar Jundiaí em um torneio internacional, pela seleção brasileira, é indescritível. Todo esforço e trabalho está valendo a pena. O torneio é muito competitivo, espero bater de frente com atletas de alto nível e ter destaque no Sul-Americano", conta o jundiaiense.

Técnico de caratê do Time Jundiaí, Anderson Bogniotti valoriza o esforço do atleta e acredita que Hara irá voltar para Jundiaí com medalha. "Desde o ano passado ele vem muito bem e se destacando em todas as competições. Nesta temporada ele está 100% focado e querendo muito esse título. Acredito que ele terá um desempenho excelente na competição e voltará com medalha, ele está muito bem preparado", conta o treinador.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.