CULTURA

Agenda Cultural: Várias opções para o final de semana em Jundiaí

Cidade tem extensa programação com entrada gratuita neste sábado (11) e domingo (12)

Por Redação | 11/03/2023 | Tempo de leitura: 6 min

Os jardins do Solar do Barão sempre atraem muitos visitantes
Os jardins do Solar do Barão sempre atraem muitos visitantes

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou para esse final de semana – sábado (11) e domingo (12) – em seus equipamentos culturais, diversas ações com entrada gratuita, com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades, sempre priorizando ações que possam contribuir com a difusão cultural em diversos segmentos.

Confira a programação do final de semana nos equipamentos culturais:

Fábrica das Infâncias Japy

A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias.

Sempre aos finais de semana – sábados e domingos – sempre com entrada gratuita, sempre a partir das 10h30, com atrações diferenciadas para a garotada de 02 a 12 anos.

Neste dinal de semana, tanto sábado quanto no domingo acontece a apresentação contação de história com a arte educadora, Graciele Savio com o projeto “Que História é Essa?”, com destaque para as fábulas do continente africano. Após a contação de história acontece um bate papo com a plateia. A apresentação leva 30 minutos.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Na Biblioteca as atrações estão concentradas no sábado (11).

A partir das 10h acontecem as aulas de xadrez na Biblioteca. Aberta a todos os interessados.

A partir das 11h tem apresentação do Projeto Lê No Ninho, com a participação da Cia. Uni Verso & Prosa.  Voltado para crianças de seis meses a quatro anos a atividade lúdica que envolve pais e filhos ou cuidadores. Além do fortalecimento dos vínculos afetivos a proposta é fomentar o gosto pela leitura entre crianças. São 10 vagas gratuitas e a sessão tem duração de uma hora. A inscrição pode ser feita na Internet. Clique aqui para ter acesso ao formulário de inscrição.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que ocorreu no dia 08, a BNF programou a Oficina de Pintura em Echarpe de Voil, neste sábado das 10h às 12h.  Todo material será fornecido gratuitamente aos participantes. A Echarpe é o nosso presente e a decoração fica por conta da criatividade da participante, que poderá criar sua echarpe exclusivo utilizando a técnica Tie Dye.

Para participar, basta preencher o formulário disponibilizado aqui.

No período da tarde, das 15h às 16h, tem contação de história com a Cia. Giro no Biombo. A peça” Um quarto de histórias: Contos de fadas” conta a saga das fadas, que perderam suas asas ao saírem do mundo mágico em que viviam, se deparam com um lugar cheio de histórias pra contar, dividem contos e músicas, através de objetos, mas precisam da ajuda das crianças para descobrir como recuperar as asas e voltar para casa.

A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento da BNF aos sábados e feriados é das 10h às 17h. Durante a semana, das 9 às 21h. Mais informações pelo telefone: 4527-2110.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição é uma viagem pelas salas, por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto no, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

A exposição “Mulheres que ajudaram a construir a história de Jundiaí” com curadoria de João Borin, reúne 29 mulheres, nascidas ou acolhidas na cidade, pertencentes aos mais variados segmentos da sociedade, que em sua área de atuação em muito contribuíram para a construção da história de Jundiaí.

Por meio de fotos e referências oriundas de diversas fontes, como o Arquivo Histórico, acervos particulares, os jornais da Cidade e Jundiaí, o Portal JundiAqui, revistas da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí (AFLAJ), o Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro e Enciclopédia Cultural de Paula – a exposição foi montada e poderá ser visitada até o dia 09 de abril, com entrada gratuita.

O público poderá visitar também a exposição e videoinstalação, “Brasília, substantivo feminino”, da artista Julia Coimbra Martin, que vive e trabalha entre Jundiaí e São Paulo.

Graduada em Artes Visuais no Colégio Divino Salvador (CDS) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atualmente cursa pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em especialização em Arte: Crítica e Curadoria. Sua linha de pesquisa transita entre arquitetura, sociologia, antropologia e imagética.

Trabalhou com cenografia e design gráfico para instituições educacionais e atualmente desenvolve e executa projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Além disso, ela colabora com direção artística e produção para projetos de cinema e publicidade. A mostra pode ser visitada até domingo (12).

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Teatro Polytheama

Para sua primeira apresentação da pré-temporada 2023, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) realiza neste sábado (11), a partir das 20h, um concerto especial no Teatro Polytheama em homenagem aos 40 anos do tombamento da Serra do Japi – oficializado como patrimônio ambiental em 08 de março de 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Para a apresentação, a OSMJ – corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) – leva ao palco do Teatro seu grupo de cordas profissionais e seus jovens músicos bolsistas, que se apresentam como solistas em todas as obras apresentadas.

Os ingressos gratuitos serão disponibilizados a partir das 10h30 da sexta-feira (10), tanto na internet – por meio da plataforma Sympla -, quanto na bilheteria do Teatro. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

No domingo (12), com duas sessões: 16h e 19h a apresentação do show “Queen Experience in Concert at Stadium”. Classificação Livre, espetáculo com duração de 1h20, com preços variando entre 150 e 190 reais, dependendo do setor escolhido. Ingressos tanto na internet – por meio da plataforma Sympla -, quanto na bilheteria do Teatro.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Liamara
    11/03/2023
    Porque não tem eventos onde podemos levar nosso pet....qual evento entra os pet......