PREVENÇÃO

Jundiaí já aplicou 15 mil doses da vacina bivalente

A vacina é uma atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do corona

Por Rafaela Silva Ferreira | 11/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Jornal de Jundiaí

Maria Conceição, 69 anos, está atenta aos prazos e na importância de se prevenir: 'Como já tenho mais de 60 anos, é ainda mais importante me proteger'
Maria Conceição, 69 anos, está atenta aos prazos e na importância de se prevenir: 'Como já tenho mais de 60 anos, é ainda mais importante me proteger'

Jundiaí iniciou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, fabricada pela Pfizer, há 10 dias e, até o momento, 15 mil doses já foram aplicadas. Por enquanto, podem tomar a vacina idosos maiores de 60 anos e imunossuprimidos.

A vacina bivalente é uma atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus, além das subvariantes ômicron.

Nessa sexta-feira (10), a Clínica da Família e PA Vila Hortolândia, receberam o público alvo para imunização. De acordo com as agentes comunitárias, Vanessa Priscila Thomazini e Juliana Rodrigues dos Santos, para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca). "É importante que a pessoa tenha tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses", diz Vanessa. "Geralmente, não há sintomas muito fortes após a vacina. Mas é sempre bom ficar de olho", completa Juliana.

Gilson de Almeida Costa, 73 anos, marcou presença na clínica e revelou estar contente com as doses que tomou. "Eu me sinto muito bem em tomar as vacinas. É extremamente importante nós nos protegermos, especialmente aqueles em idade avançada, de modo a evitar a disseminação da doença." Quando questionado sobre os efeitos colaterais, Gilson não pareceu dar muita importância. "Não foi quase nada. Senti uma sonolência, apenas. Essa é a minha quinta dose, mais a primeira da bivalente."

Maria Conceição, 69 anos, também está atenta aos prazos e na importância de se prevenir. "Como já tenho mais de 60 anos, é ainda mais importante me proteger contra a doença, porque meu sistema imunológico não é tão forte como o das outras pessoas."

OUTRAS DATAS

Neste sábado (11) terá aplicação de vacinas contra a Covid-19 em quatro UBSs da cidade e no Espaço Jundiaí Empreendedora, também para pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais para a dose Pfizer Bivalente, além de aplicação para os públicos a partir de seis meses, que precisa tomar a D1, D2, D3 ou D4 contra Covid-19 ou alguma dose de rotina.

O atendimento será nas Nova UBS Jundiaí Mirim, Nova UBS Santa Gertrudes, Nova UBS Tulipas e UBS Anhangabaú, das 8h30 às 16h e no Espaço Jundiaí Empreendedora (Piso G3 - Maxi Shopping), das 11h às 17h para aplicação de todas as doses de COVID-19, ou seja, Pfizer Bivalente para quem tem 60 anos ou mais e 12 anos ou mais com imunossupressão; doses contra a Covid-19 para pessoas a partir seis meses.

Serão disponibilizadas todas as doses contra a Covid-19 para pessoas com 12 anos ou mais; a D1, D2 e D3 da Pfizer Baby para crianças de seis meses a 4 anos; a primeira, a segunda dose e a dose de reforço da Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos; a segunda dose da vacina Coronavac para pessoas com 3 anos ou mais; a segunda dose da vacina contra Influenza para crianças; e todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização do Ministério da Saúde para crianças, adolescentes e adultos.

É necessário apresentar um documento de identidade e a caderneta de vacinação. No caso da vacina contra Covid-19, quem não estiver com o comprovante, pode informar no momento e será emitido outro imediatamente. No caso da vacina antirrábica humana, é solicitada a apresentação de documentos comprobatórios da profissão, aula prática ou estágio.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.