Opinião

A energia feminina em todos nós

11/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Todos os seres humanos possuem dois lados, masculino e feminino. O masculino é o Yang, o princípio ativador, a ação, atitude, o que coloca em movimento através da autodeterminação, o fogo, o quente, o dia. O princípio feminino é o Yin, a energia receptiva, acolhedora, a flexibilidade, introspecção, a atitude de deixar acontecer, a espera paciente e confiante, um movimento dentro de si mesmo de fé, frio, noite, água, trazendo as características da delicadeza e sutileza.

Tanto o homem quanto a mulher representam ambos os princípios, apenas a proporção de um com o outro, a área que se manifestam, é que são diferentes. A convivência harmônica das energias masculina e feminina dentro de nós é necessária para termos equilíbrio e plenitude no mundo psíquico e fora de nós, nos relacionamentos.

Quando estas energias estão balanceadas, conseguimos viver a vida de maneira mais leve, em plena harmonia e em equilíbrio com o meio ambiente e, principalmente, com universo.

Tenho lido a respeito de conceitos e ensinamentos muito interessantes da Constelação Familiar, que dizem que precisamos de ambas as energias da mãe e do pai para que possamos ter base em nossos relacionamentos e projetos. A energia da nossa ancestralidade feminina traz a conexão com a nossas emoções, com o respeito interno, com nossos sonhos.

Já a energia do masculino da nossa ancestralidade é capaz de trazer a força, atitude e ação para que o sonho se torne concreto, pois o masculino (Yang) está relacionado com discernimento, espírito, e impulso para a ação.

Não existe uma polaridade melhor que outra, ambas são necessárias. Mas como ainda estamos na semana da mulher, vamos olhar para a nossa energia feminina?

Ela se faz presente no estado vulnerável. Os homens precisam resgatar esse lado feminino dentro deles. Aceitar o feminino e a vulnerabilidade não torna ninguém fraco, pelo contrário, reequilibra as forças complementares Yin e Yang e permite conexão com o eu real, o que acaba tendo um impacto nos relacionamentos entre homem e mulher. Por exemplo, relação amorosa entre um homem com muita energia masculina e uma mulher também com muita energia masculina tende a não dar certo. Duas energias muito masculinas ou femininas juntas têm mais dificuldade de vingar.

Portanto mulheres, reconectem-se com a sua feminilidade e reencontrem o equilíbrio interno de energia Yin e Yang. Precisamos reaprender a receber, a esperar paciente e confiante, a nos reconectar com nossa fé interna e a sermos vulneráveis. Isso também faz parte de nós e não é significado de fraqueza. Certos momentos pedem uma energia mais Yin e outros mais Yang, é necessário ter sabedoria e presença para nos conectarmos com essas energias em equilíbrio.

Pensando nisso, responda para si mesmo, homens e mulheres: o quanto você tem se dado momentos de descanso? Você tem dedicado algum tempo às atividades introspectivas, silêncio e meditação? O que você realmente precisa neste momento? Vivemos numa sociedade extremamente yang, agitada, estamos perdendo saúde. Precisamos de mais flexibilidade, leveza e amor, da energia feminina ao nosso redor. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianapradorossi@gmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.