178 INSCRITOS

Com recorde de inscritos, Comitê das Crianças sorteia integrantes para 2023

Por Redação | 08/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

Sede do Comitê, Fábrica das Infâncias Japy, foi o local de onde foi feita a transmissão
Sede do Comitê, Fábrica das Infâncias Japy, foi o local de onde foi feita a transmissão

A Prefeitura realizou na manhã desta quarta-feira (8) o sorteio para composição do Comitê das Crianças em 2023, que este ano teve número recorde de interessados – desta vez, houve 178 inscrições, quase 50 a mais que ano passado. O sorteio foi realizado na Fábrica das Infâncias Japy, que é a sede do grupo e onde são realizadas as suas reuniões quinzenais, com transmissão ao vivo pelo canal da Cultura no YouTube.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS INTEGRANTES

Em 2023, o Comitê das Crianças chega à sua quinta composição, como ferramenta especializada de escuta das crianças da cidade desde que Jundiaí aderiu, em 2018, à Rede de Cidade das Crianças, uma idealização do pedagogo italiano Francesco Tonucci (Frato).

“Em nome do prefeito Luiz Fernando Machado, damos as boas-vindas a este novo grupo, que já irá começar sua participação com atividades muito importantes no 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que será realizado pela Prefeitura entre os dias 18 e 24 de março. Vários desses compromissos, inclusive, com a participação especial do Tonucci, que virá pela primeira vez ao Brasil para uma visita oficial”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que conduz as reuniões do grupo e um dos articuladores do programa municipal Cidade das Crianças.

Do total de inscritos, excluindo-se os indeferimentos por conta de interessados com endereços fora do Município ou fora da faixa etária estabelecida (entre nove e 11 anos de idade), foram 144 as inscrições válidas.

O comitê é composto por 24 vagas, distribuídas pelas seis regiões definidas pelo Plano Diretor da cidade, cada uma delas representadas por dois meninos e duas meninas. Desta vez, foram 15 as vagas disponíveis para sorteio, já que, conforme previsto em edital, nove dos integrantes da composição anterior e dentro da faixa etária optaram por permanecer no grupo.

O sorteio foi iniciado pela novidade desta vez, que era para uma vaga exclusiva para crianças com deficiência, uma demanda apresentada, inclusive, pelo próprio Comitê. Para essa vaga, houve três inscrições, todas com crianças com autismo. A criança sorteada foi Davi Henrique Teófilo Santos, do bairro Cidade Nova 1.

Os demais inscritos não sorteados irão compor uma lista de suplentes, por ordem, caso haja necessidade de recomposição das vagas preenchidas.

Mais Comitê das Crianças

Durante o Encontro, o Comitê das Crianças participará de diversas atividades, como uma reunião exclusiva com Tonucci e ainda com Lorena Morachimo, coordenadora das Redes Internacionais.

Outra atividade programada, que é a entrega do documento final elaborado pelo grupo de 2022 – com os pedidos e sugestões das crianças para o prefeito Luiz Fernando Machado – e posse da composição de 2023. A reunião será realizada na sexta-feira (24), às 9h, no Mundo das Crianças.

A programação completa, que vai de 18 a 24 de março, pode ser conferida no site do Encontro.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.