LEVANTAMENTO

Jundiaí é uma das quatro cidades com a “Lei de Governo Digital”

Por Redação | 08/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

.
.

Entre 66 cidades avaliadas, apenas Jundiaí e mais três capitais estão empenhadas em cumprir a “Lei de Governo Digital”, segundo levantamento realizado pela Open Knowledge Brasil, organização sem fins lucrativos de promoção do conhecimento livre com enfoque em dados abertos. 

Em vigor desde agosto de 2021, o texto da “Lei de Governo Digital” é de autoria do ex-deputado Alessandro Molon, a lei tem por objetivo guiar o processo de desburocratização dos serviços públicos no âmbito nacional e local, por meio da inovação, transformação digital e participação do cidadão. 

Apresentado em dezembro de 2022, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação da cidade Jundiaí aponta quais as estratégias de tecnologia, aliadas ao Programa Cidade Inteligente, nortearão a administração pública na execução das ações dos próximos anos, cujas metas estão previstas no Plano Plurianual (PPA) 2023-2025. 

“A ideia é ter um governo cada vez mais eficiente, conectado e com tecnologia para facilitar o atendimento aos munícipes”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado. De acordo com o prefeito, desde 2018 o programa Cidade Inteligente já oferece diversas ações de impacto positivo por meio da tecnologia nos serviços públicos.

“Temos a telemedicina na saúde para agilizar exames e consultas, prontuário eletrônico dos pacientes, reconhecimento facial nas escolas, pontos de wi-fi nos parques e praças, além de mais 200 câmeras de vigilância e semáforos inteligentes”, enumera o chefe do executivo. 

“A tecnologia é uma ferramenta fundamental para a transformação digital que estamos fazendo para melhorar o acesso e agilizar o serviço público. Estamos cumprindo o nosso plano de governo e tornando Jundiaí cada vez mais conectada e inteligente”, diz o Gestor de Governo e Finanças da cidade, José Antonio Parimoschi.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.