MAIS UM TÍTULO

Andrey Toledo, de 8 anos, é campeão da Copa Penks de BMX

O torneio funciona como pré-temporada para os pilotos se prepararem para os campeonatos estaduais e nacionais ao longo do ano

Por Luana Nascimbene | 07/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Quando completou 5 anos, Andrey passou a se dedicar ao esporte e segue firme

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

O atleta jundiaiense de BMX, Andrey Toledo, de 8 anos, foi campeão da terceira etapa da Copa Penks, em Americana, neste domingo (5). A competição é aberta para pilotos nacionais e estrangeiros e reuniu 165 atletas.

A Copa Penks funciona como uma pré-temporada para os pilotos se prepararem para os campeonatos estaduais e nacionais ao longo do ano e também conta para o Ranking BMX Racing 2023, da Confederação Brasileira de Ciclismo. De acordo com Aroldo Toledo, pai do campeão Andrey, o título conquistado traz motivação para o restante da temporada. "É uma preparação bem forte, com atletas do Brasil inteiro e pilotos de alto nível. O título é uma motivação a mais para o restante da temporada e para o Campeonato Paulista que está próximo. Outro ponto positivo da pré-temporada é conhecer outros modelos de pistas de BMX e se adaptar às técnicas", comemora Toledo.

TRAJETÓRIA

Atualmente, Andrey compete na categoria 9 e 10 anos, porém, o amor pelas corridas de bicicross começou mais cedo, quando ele tinha apenas 4 anos. "Eu praticava BMX quando era pequeno e levei o Andrey para assistir a uma corrida em Jarinu. Ele ficou fascinado pelo esporte e, antes de completar 5 anos, que é a idade mínima obrigatória para começar a competir, ele ficou na quarta colocação da primeira corrida que participou, em Sorocaba", diz o pai.

Quando completou 5 anos, Andrey passou a se dedicar ao esporte e pegou firme nos treinamentos. O atleta do Time Jundiaí é o atual campeão brasileiro e campeão paulista, vice-campeão Pan-Americano, segundo melhor piloto de BMX da América do Sul e 23º do ranking mundial, além de competir no Mundial na França em 2022. "Ele se dedica muito, leva os treinos e competições muito a sério e, mesmo bem novo, já tem noção que é um atleta profissional. Ele treina na academia duas vezes por semana, além de três vezes semanais na pista e na rua, com acompanhamento de nutricionista e treinadores. Ele tem todo preparo que um atleta precisa e corresponde de maneira saudável, sem deixar de lado os estudos e as brincadeiras, porque, acima de tudo, ele é uma criança", explica o pai.

PRÓXIMOS TORNEIOS

O próximo torneio de pré-temporada acontece dia 12 de março, pela primeira etapa da Copa Paulínia de Bicicross.

Dia 20 de março começa o Campeonato Paulista de BMX, com oito etapas e, em maio, Andrey irá disputar o Pan-Americano, no Equador, em busca do primeiro lugar.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.