NOS PALCOS

Com a crescente de eventos, bandas regionais voltam à ativa

Após dois anos de restrições, devido ao período de pandemia e, com a crescente de eventos, as bandas regionais retornam aos palcos

Por Yasmim Dorti | 05/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Mil Taroba tem 38 anos e atua como vocalista em quatro bandas
Mil Taroba tem 38 anos e atua como vocalista em quatro bandas

Após dois anos de restrições, devido ao período de pandemia e, com a crescente de eventos, as bandas regionais retornam aos palcos.

Mil Taroba, de 38 anos, é vocalista de quatro bandas, que realizam shows no município. Taroba conta que, no período de quarentena, as bandas tiveram que interromper as atividades presenciais. "Com a pandemia, no geral, paramos 100% com as atividades. O que me ajudou foi o fato de eu ser professor de canto, então mantive aulas on-line", disse o vocalista. "Durante a pandemia, também fizemos lives, que acabou virando moda. Com isso, nós conseguimos manter os projetos vivos", complementou.

A banda Genomma, também de Jundiaí, conseguiu se manter na ativa por meio de alguns projetos. De acordo com o vocalista e compositor Felipe Schadt, de 34 anos, a banda teve que mudar os planos. "Foi muito difícil porque em outubro de 2019 a gente tinha lançado o nosso primeiro álbum e a ideia era em 2020 buscarmos lugar para tocar e divulgar o álbum. Só que então vem a pandemia e estraga todos os nossos planos", contou.

Foi então que a banda resolveu realizar ações na pandemia. "A primeira ação que fizemos na pandemia foi uma ação solidária. A gente viu as pessoas mais vulneráveis, passando necessidade, então nós fizemos uma parceria com uma ONG lá em Campo Limpo Paulista, vinculada a uma igreja evangélica, e começamos a arrecadar dinheiro, alimentos, produtos de limpeza, de higiene pessoal para fazer essa doação. Foi um movimento bem legal, bem grande", contou o vocalista. Esta ação deu para a banda a ideia de realizar um clipe interativo. "Pedimos para as pessoas mandarem vídeos e nós montamos na grade do nosso Instagram, criando um Lyric Vídeo da música "Muros de Jornais". Ficou bem legal."

Apesar disso, o vocalista conta que a banda teve que encerrar um ciclo para começar outro. "Nós entendemos que a pandemia não iria passar tão cedo e a gente não iria conseguir tocar esse álbum. E eu não queria escrever outras músicas com esse projeto em andamento, então decidimos encerrar ele e produzir um podcast, na qual cada episódio contávamos sobre uma faixa de música e convidávamos alguém para participar", contou.

Em 2021, a banda começou a produzir o segundo álbum e tiveram que fazer as músicas separadamente. "Foi um processo de produção bem doido, porque a gente não podia se reunir para tocar todo mundo junto. Então nós íamos no estúdio um de cada vez e produzíamos as musicas. Demorou bastante para produzir as músicas, mas era como dava para fazer porque não dava pra reunir todo mundo", explicou.

Em maio de 2022, a banda pôde retornar aos palcos em um show presencial, para divulgar seu novo álbum. "Para nós, foi muito especial. E quer dizer, a gente volta aos palcos quando a pandemia já está basicamente decretada como estável, então tudo girava em torno da esperança. Nós estamos falando de pessoas que, assim como eu, passaram por um momento muito difícil, então o contexto todo era muito favorável porque as pessoas queriam ir aos lugares e a gente queria estar nos lugares", contou.

CENÁRIO

Com o Carnaval, as bandas retornaram ao seu ritmo normal, porém com algumas mudanças no cenário. "Pensando no nosso contexto, acho que a gente aprendeu muito com o período pandêmico em várias frentes, na frente artística, descobrimos que é possível produzir aos poucos. Seria o ideal, mas não precisamos estar no estúdio o tempo todo. É possível fazer música de casa e nós pretendemos continuar utilizando esse método", contou Felipe Schadt.

Além disso, as bandas acreditam que a tendência é que haja uma crescente nos eventos. "O que eu senti, principalmente a partir de dezembro de 2022, foi uma gana muito grande do público em ouvir música ao vivo e festejar novamente, fato esse confirmado no carnaval que minha banda participou. Então, depois de dois anos, sinto uma crescente nos eventos", disse Taroba.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.