RUAS DE BRINCAR

Jundiaí autoriza fechamento de ruas para atividades recreativas

Por Rafaela Silva Ferreira | 03/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

.
.

Pensando no antigo costume que as crianças tinham de brincar na rua em segurança, a Prefeitura de Jundiaí regulamentou o programa "Ruas de Brincar", que consiste em ruas autorizadas para fechamento pelo município para fins de desenvolver atividades recreativas, jogos, brincadeiras livres, gincanas, atividades socioculturais e outras atividades de caráter lúdico e público.

O programa é implantado nas vias públicas, não coletoras e não arteriais, com trânsito de baixa intensidade, incluindo o entorno de praças e largos, e em áreas de lazer. A interdição não deverá ultrapassar mais que uma quadra da via.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, as "Ruas de Brincar" são uma iniciativa vinculada ao programa Cidade das Crianças. A iniciativa consiste no fechamento, aos domingos e feriados, das 9h às 17h, de vias, excluindo-se aquelas onde haja, por exemplo, hospitais e linhas de ônibus, além de fluxo intenso de veículos por conta de atividade comercial ou de serviços.

COMO SOLICITAR

Os munícipes interessados na iniciativa devem enviar um e-mail para ruasdebrincar@jundiai.sp.gov.br, a fim de agendar uma reunião de esclarecimentos. Após este encontro, o responsável pela solicitação deverá apresentar à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) um abaixo-assinado com as assinaturas de pelo menos 75% dos residentes da área pretendida, juntamente com o desenho indicando o trecho do endereço solicitado.

A solicitação será analisada pelas Unidades de Gestão da Prefeitura competentes e, em caso de deferimento, os solicitantes receberão a autorização formal para a interdição e o kit básico para sua implementação, que consiste Guia de implementação, itens básicos para brincadeiras (como cordas, bolas e bambolês), além de dois cavaletes para posicionamento no trecho interditado, com as identidades visuais do programa Cidade das Crianças, com a frase "Perdoem o transtorno. Estamos brincando por vocês" e desenhos do artista italiano Francesco Tonucci (Frato) - idealizador da Rede de Cidades das Crianças – e da campanha Pé de Infância.

Todas as solicitações devem ser renovadas anualmente, entre os meses de janeiro e fevereiro. Atualmente, há três endereços com solicitações em andamento em atividade: na rua Roque Marcelino (Residencial Almerinda Chaves) e na rua Dr. José Marcus Giancarini Thomazeski (Jardim Novo Horizonte), e sob análise a rua Capitão João Xavier Dias da Costa, em frente à Emeb Judith Arruda Carreta (Jardim São Camilo).

COSTUME PERDIDO

Lembranças de quando a rua era o melhor lugar para as crianças se divertirem estão cada vez mais distantes. Com o passar do tempo, o risco de as crianças serem vítimas de algum tipo de violência ou acidente na rua tem aumentado muito. Antigamente, elas saíam para a rua e só voltavam à noite. Brincavam de correr, esconde-esconde, amarelinha e outros jogos. Os pais ficavam confiantes de que seus filhos estavam a salvo, pois a vizinhança cuidava de todas as crianças.

Mas hoje em dia, o cenário é diferente. O medo dos pais é grande, pois a criminalidade aumentou. A violência nas ruas assusta as famílias e, por isso, as crianças não têm mais a liberdade de brincar na rua como antes. Os especialistas apontam que a melhor opção para as crianças é brincar nos parques e em outras áreas seguras. Porém, essas áreas muitas vezes não possuem a mesma diversão e liberdade que as crianças tinham na rua.

Com as "Ruas de Brincar", a falta de segurança é um problema que pode ser resolvido. O programa pode tomar medidas para melhorar a segurança nas ruas para que as crianças possam, novamente, brincar livremente.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.