O contrato de gestão do Hospital Estadual “Três Colinas” foi assinado nessa quinta-feira, 29, entre o Governo do Estado de São Paulo e a Faepa (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), organização social de saúde vencedora do chamamento público para gerir o hospital em Franca. Segundo o contrato, o hospital deve iniciar seu funcionamento em junho.
A vigência do contrato, inicialmente, foi fixada em cinco anos, com início previsto para 1° de fevereiro de 2026, ou seja, o próximo domingo. Este contrato poderá ser prorrogado, com a possibilidade de chegar a dez anos.
O valor estabelecido para o contrato é de R$ 621.034.112,00. Deste valor total, o valor de R$ 45.434.680,30 será referente ao período de fevereiro a dezembro de 2026. Confira quanto o hospital receberá em cada um dos meses abaixo:
Os números apresentam variação de valores conforme os períodos de funcionamento. A partir de fevereiro, a administração começa a receber os valores, porém, a partir de junho, mês em que os atendimentos devem ser iniciados, o valor aumenta devido à demanda. O mesmo acontece em dezembro, quando começa a segunda etapa de atendimento.
Os atendimentos do novo hospital serão destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ao Iamspe (Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual).
Em relação às atividades hospitalares contratadas, na primeira fase estão:
O orçamento disponibilizado pelo Estado prevê cinco fases para que o hospital estadual esteja em pleno funcionamento. A fase pré-operacional tem duração de quatro meses, de fevereiro a maio de 2026. A Fase I terá seis meses, de junho a novembro de 2026. A Fase II também terá seis meses, de dezembro de 2026 a maio de 2027. Já a Fase III terá duração de quatro meses, de junho a setembro de 2027, enquanto a Fase IV, de manutenção da atividade plena, terá início a partir de outubro de 2027.
A reportagem entrou em contato com a Faepa para saber quando e como será o processo de seleção de funcionários para o hospital estadual de Franca, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. No site de contratação da fundação, ainda não há vagas abertas na cidade.