04 de fevereiro de 2026
PREJUÍZO

Instituição de cegos em Franca sofre 5º furto de fios em um ano

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução/Câmeras de Segurança
Momento em que um dos ladrões se prepara para furtar os fios da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos

A Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos, localizada no Jardim Bethânia, em Franca, foi alvo de criminosos pela quinta vez em pouco mais de um ano. O novo furto de fiação, registrado nesta sexta-feira, 30, deixou a unidade totalmente sem energia elétrica, interrompendo serviços essenciais de assistência social e colocando em risco o estoque de alimentos da instituição.

Prejuízos sucessivos e insegurança

De acordo com Ana Caroline Andrade Lopes, coordenadora de um dos programas da entidade, a sequência de crimes teve início em dezembro de 2024. Desde então, as invasões se tornaram trimestrais.

A última ação criminosa havia ocorrido em dezembro de 2025, com um intervalo de apenas um mês para o ataque atual. Os danos financeiros são pesados: apenas no penúltimo reparo, o custo para restabelecer a rede elétrica foi de aproximadamente R$ 10 mil.

Atendimento interrompido e risco de perdas

O impacto social do roubo de fiação é imediato. Atualmente, a Sociedade atende 30 idosos e pessoas com deficiência no formato Centro Dia e 100 famílias por meio do Programa de Proteção Social Assistida.

"Estamos todos no escuro. Além do comprometimento do trabalho, nos preocupamos com os alimentos que estão em freezers e geladeiras", afirma a coordenadora.

A instituição ocupa um terreno de 10.000 m², com 1.200 m² de área construída, o que demanda uma extensa rede de cabos. Essa amplitude facilita a ação dos assaltantes.

O setor administrativo da entidade, situada na rua Santa Catarina, 802, realiza a análise das imagens das câmeras de segurança para tentar identificar os autores, embora suspeite-se que os criminosos utilizem rotas de fuga fora do alcance do monitoramento atual.