A formação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, na altura do litoral de São Paulo, e a emissão de um alerta laranja pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocaram Franca em estado de atenção. Até esta sexta-feira, 30, o município já acumulou 279 mm de chuva, o que representa 99% da média histórica para janeiro. O sistema meteorológico deve intensificar as instabilidades no interior paulista durante todo o fim de semana.
O Inmet classifica a situação atual como "Perigo Potencial" para tempestades severas. A previsão indica chuvas intensas que podem atingir 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de queda de granizo e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Há riscos reais de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos em pontos críticos da cidade.
Embora o ciclone extratropical não avance diretamente sobre o continente, ele atua reforçando as áreas de instabilidade. Segundo a Climatempo, a combinação de calor excessivo, alta umidade vinda da Amazônia e uma área de baixa pressão na costa paulista potencializa a formação de nuvens de tempestade.
A média pluviométrica de janeiro em Franca é de 282 mm. Com o volume registrado até agora, a cidade deve fechar o mês superando a média histórica devido à influência do ciclone e das frentes de baixa pressão.
Nesta sexta-feira, 30, a temperatura máxima chega a 23°C com 17,9 mm de chuva e umidade em 98%. No sábado, 31, a instabilidade persiste com a máxima de 24°C, 4,3 mm de chuva e umidade em 99%. Já no domingo, 1º, o cenário se agrava com a previsão de um forte temporal durante a noite, marcando o início de fevereiro sob forte pressão atmosférica. A temperatura máxima será de 24°C.
Como se proteger durante a tempestade: