Atenção, microempreendedores de Franca: começou a contagem regressiva para acertar as contas com a Receita Federal. O prazo para a entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) referente ao ano de 2025 termina no dia 31 de maio.
A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento alerta que a declaração é obrigatória para todos que tiveram CNPJ MEI ativo até dezembro do ano passado, independentemente do valor faturado ou mesmo se não houve movimentação financeira (faturamento zerado). Quem também deu baixa no MEI em 2025 precisa declarar os meses em que a empresa esteve ativa.
Deixar para a última hora ou perder o prazo pode sair caro. A entrega fora da data limite sujeita o contribuinte ao pagamento de multa, além de deixá-lo inadimplente com a Receita.
O processo é simples e gratuito, podendo ser feito totalmente online:
Importante: Se o faturamento ultrapassou o limite de R$ 81 mil, o empreendedor deve procurar um contador para realizar o desenquadramento e migrar para o Simples Nacional.
Para quem tem dificuldades com a internet, a Prefeitura de Franca oferece suporte gratuito na Sala do Empreendedor.
Atualmente, Franca possui cerca de 39 mil MEIs ativos. A Sala do Empreendedor, que realizou quase 10 mil atendimentos em 2025, também tira dúvidas pelo WhatsApp (16) 3721-4669.