05 de dezembro de 2025
CULINÁRIA

Bolachinha para o chá

Por Sonia Machiavell | especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes

Uma xícara de chá representa em qualquer tempo instante de pausa e conforto. Mas atinge patamar de excelência no fim do ano, nesse período de aguardo do Natal. Quando ela encontra seu par ideal, as bolachinhas, tudo fica perfeito. Porque mais do que um mero acompanhamento, são a promessa de um aveludado deleite que transforma a xícara de chá quente em experiência marcante.

A magia começa na escolha da dupla. Para cada tipo de chá, há uma bolachinha que sussurra a combinação ideal. Para chás leves, vão bem as amanteigadas, tipo línguas de gato; para os robustos, as de aveia e passas, ou até mesmo a tradicional de maisena; para os florais, as de notas cítricas ou toque de limão.

Aprendemos com as crianças que o segredo da degustação está em mergulhá-las no chá de forma breve, apenas para amolecer a massa, intensificar o sabor, torná-la cremosa sem perder a crocância. É um vapt-vupt. Um pequeno desafio esse, alcançar o equilíbrio entre absorver o chá  e evitar que a bolachinha se desfaça no fundo da xícara.Ao lado de um mate intenso ou de uma cidreira suave, a bolachinha é doce ternura. Na receita de hoje, ela comparece perfumada com baunilha e recheada com goiabada.

Veja como fazer. Numa tigela bata os ovos com o açúcar, a manteiga e a baunilha.  Quando estiver bem homogêneo agregue o leite em pó e o leite de vaca. Volte a mexer e aos poucos acrescente a farinha de trigo e o fermento até chegar ao ponto de manusear. Faça cordões e corte em pedaços de 1,5 cm. Sobre uma tábua, passe o rolo sobre cada pedaço para transformá-lo em retângulo. Coloque no meio um pedacinho de goiabada. Feche os lados e sele com garfo para que não se abram ao assar. Leve ao forno por vinte minutos ou até dourar. Viu que fácil é produzir essa delicinha?