20 de dezembro de 2025
BATATAIS

Polícia Civil resgata 61 cães em situação de maus-tratos

Por Jordy Silva | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Animais resgatados sob suspeita de maus-tratos

A Polícia Civil resgatou 61 cachorros que estavam em condições insalubres dentro de uma casa no Jardim Santa Luiza, em Batatais, durante uma operação realizada na quarta-feira, 24. A suspeita da polícia é de que o imóvel servia como criadouro clandestino.

A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima e teve mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça. A ocorrência contou com o apoio da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Polícia Técnico-Científica de Franca e da ONG Novo Caminho.

De acordo com a Polícia Civil, entre os resgatados, estavam 10 filhotes, quatro recém-nascidos, seis cadelas prenhas e 41 cães adultos e idosos. Muitos estavam em caixas, sobre a cama da moradora e até dentro de um carrinho de supermercado. Também foram encontradas baias improvisadas e estruturas de alvenaria usadas para a reprodução dos animais.

Ainda de acordo com a polícia, os cômodos apresentavam acúmulo de fezes e forte cheiro de urina. Todos os cachorros foram encaminhados a uma clínica veterinária para receber atendimento médico.

O celular da dona da casa foi apreendido e será analisado para verificar possíveis vendas ou negociações ilegais dos animais.

Ela não foi presa em flagrante, já que ainda é necessária a conclusão de laudos da Polícia Científica, da Vigilância Sanitária e da ONG que participou da ação para confirmar os maus-tratos.

A suspeita recebeu autorização para permanecer apenas com três cães: dois machos - um deles idoso - e uma fêmea, que terá de ser castrada.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil e, se comprovados os maus-tratos, a mulher pode ter uma pena de dois a cinco anos em regime fechado, além de multa e proibição de guarda dos animais.