O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) confirmou que os novos radares instalados em rodovias da região de Franca já estão em funcionamento em caráter experimental. Isso significa que, embora os equipamentos estejam ativos e registrando o tráfego, eles ainda não geram multas porque passam por um período de testes e homologação.
A informação foi obtida após questionamento feito pelo Portal GCN/Sampi ao órgão estadual. A reportagem havia solicitado detalhes sobre a situação dos radares que, nos últimos meses, chamaram a atenção de motoristas que trafegam entre Franca, Pedregulho, Rifaina e Viradouro.
Na rodovia Cândido Portinari (SP-334), uma das principais ligações da região, oito equipamentos já foram instalados em pontos estratégicos. Eles foram posicionados em áreas urbanas e rurais, com velocidades regulamentadas que variam de 60 km/h a 100 km/h, dependendo do trecho. Confira a lista divulgada pelo DER:
• km 407+020 – Franca (100/80 km/h)
• km 406+930 – Na altura do Posto Paineirão (100/80 km/h)
• km 410+000 – Na altura da curva para entrar em Cristais Paulista (100/80 km/h)
• km 418+150 – Proximidades do trevo de Jeriquara (100/80 km/h)
• km 427+310 – Proximidades da entrada/saída de Estreito (60 km/h)
• km 442+170 – Proximidades da base da Polícia Militar Rodoviária de Pedregulho (100/80 km/h)
• km 449+900 – Na altura do trevo de Igaçaba (100/80 km/h)
• km 457+070 – Proximidades da Curva da Morte em Rifaina (80 km/h)
Além desses, há também um radar na rodovia SP-345, Fábio Talarico, no km 058+000, no trevo de São José da Bela Vista. A velocidade máxima permitida é de 100/80 km/h.
De acordo com o DER, todos os equipamentos estão em fase de homologação. Esse processo consiste em verificar se os radares estão funcionando corretamente, aferindo a velocidade dos veículos de forma precisa e dentro das normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Somente após a conclusão dessa etapa eles poderão começar a multar motoristas que ultrapassarem os limites.
Por enquanto, a orientação aos condutores é redobrar a atenção e respeitar a sinalização de velocidade em cada trecho. Embora os equipamentos ainda não emitam multas, o hábito de trafegar dentro do limite é importante para evitar surpresas futuras e, principalmente, para garantir a segurança de quem utiliza as rodovias.
O DER não informou prazos para o fim da fase de homologação nem a data prevista para que os radares passem a aplicar penalidades. Segundo o órgão, a operação definitiva só terá início após a conclusão de todos os testes técnicos.