A Polícia Civil de Barretos cumpriu nesta quarta-feira, 17, mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de uma quadrilha especializada em fraudes bancárias. A investigação foi conduzida pela Central de Polícia Judiciária de Barretos, com apoio do Deinter-3.
Segundo a polícia, o grupo agia em salas de autoatendimento de agências bancárias. Os criminosos instalavam cartazes falsos com orientações para que os clientes ligassem para uma suposta central de atendimento com número "0800". Ao mesmo tempo, inseriam dispositivos nos caixas eletrônicos para reter os cartões dos usuários.
Com o cartão preso, as vítimas eram induzidas a ligar para o telefone indicado — na verdade, de uma falsa central de atendimento. Durante a ligação, eram orientadas a fornecer dados bancários e senhas.
Enquanto isso, outro integrante da quadrilha retirava o cartão do caixa e realizava saques e compras indevidas.
De acordo com a investigação, mais de 20 boletins de ocorrência foram registrados em todo o estado de São Paulo com o mesmo modus operandi, sempre utilizando o número 0800 878 2257. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 150 mil.
Em Barretos, casos foram registrados em outubro de 2024 e em agosto deste ano.
Durante a operação, a Polícia Civil conseguiu identificar o núcleo da quadrilha na capital paulista. Um dos investigados — que já tinha antecedentes criminais — foi preso temporariamente, e dois imóveis foram alvos de busca e apreensão.
A ação contou com o apoio de equipes do Cerco da Polícia Civil da 8ª Seccional de São Paulo. As investigações continuam para identificar outros integrantes e possíveis crimes relacionados.
A Polícia Civil reforçou ainda o alerta à população: senhas bancárias nunca devem ser informadas por telefone.