08 de dezembro de 2025
VELOCIDADE

Rodovias de Franca têm 7 radares, mas só 4 multam; confira onde

Por Leonardo de Oliveira | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Google
Radar localizado na rodovia Ronan Rocha, próximo à Unifran

A Arteris ViaPaulista, concessionária que administra a SP-334 (Rodovia Cândido Portinari) e a SP-345 (Rodovia Engenheiro Ronan Rocha), colocou em funcionamento quatro radares que já estão aplicando multas por excesso de velocidade, na região de Franca. Outros três equipamentos atuam de forma educativa, ou seja, registram a velocidade dos veículos e exibem alertas aos motoristas, mas não geram multas.

De acordo com a concessionária, esses radares educativos têm como função conscientizar os condutores e preparar os trechos para uma fiscalização futura. Eles já contam com toda a estrutura de monitoramento, mas não estão homologados pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo), nem aferidos pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). Por isso, não têm validade legal para autuar.

Radares que já multam

Na região, são quatro pontos em que os motoristas podem ser autuados:

Nestes locais, a velocidade máxima permitida é de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados, com exceção do radar da SP-334, em Brodowski, que permite 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.

Radares educativos: como funcionam

Atualmente, três equipamentos operam apenas de forma educativa:

Nesses pontos, o radar mede a velocidade dos veículos e informa se o motorista está acima do limite permitido. Apesar disso, não há registro oficial nem envio de multa.

A Arteris explica que esses equipamentos funcionam como uma fase de adaptação: o objetivo é alertar os condutores, promover mudanças de comportamento e reduzir gradualmente o índice de acidentes antes que a fiscalização passe a ser efetiva.

Além dos sete já instalados, a concessionária prevê a implantação de mais três radares na Rodovia Cândido Portinari (SP-334). Os pontos exatos ainda estão sendo definidos em conjunto com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

Todos os equipamentos fazem parte do contrato de concessão da Arteris e integram um programa de monitoramento de tráfego. A empresa reforça que o objetivo principal é reduzir acidentes causados por excesso de velocidade, oferecendo maior segurança para quem circula nas rodovias da região de Franca.