13 de dezembro de 2025
FINAL DA NOVELA

Dandara renuncia à presidência e processo de cassação é arquivado

Por Leonardo de Oliveira | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Instagram
Vereadora de Patrocínio Paulista, Dandara Ferreira

Dandara Ferreira (MDB) não é mais presidente da Câmara de Patrocínio Paulista, mas continuará exercendo seu mandato como vereadora. O impasse em torno de sua cassação terminou nesta terça-feira, 9, com um acordo que garantiu o arquivamento do processo, depois de mais de quatro meses de disputas jurídicas e políticas.

O entendimento foi costurado entre a Comissão Processante e a defesa da parlamentar. Pelo acerto, Dandara abriu mão da presidência da Casa e, em troca, o processo de cassação foi levado a plenário e arquivado com aprovação unânime.

Na mesma sessão, o vereador Luizinho da Lenha (PRD) foi escolhido presidente por unanimidade em eleição sem concorrentes. Ele volta ao comando da Câmara até dezembro, mas não poderá tentar a reeleição.

A decisão saiu justamente no último dia previsto em regimento para a conclusão do processo. A defesa de Dandara defendia esse prazo, enquanto parte da comissão entendia que ainda havia alguns dias para votação. Para evitar novas disputas judiciais, prevaleceu a solução de consenso.

Cassação suspensa

Na semana anterior, a Câmara chegou a aprovar a cassação de Dandara e a dar posse ao suplente. A decisão, no entanto, foi suspensa pela Justiça por falhas na intimação da parlamentar.

Em plenário, Dandara usou a palavra para explicar sua renúncia. Disse que a pressão e o desgaste emocional a levaram a abrir mão do cargo de presidente. “Não foi fácil para mim este tempo que eu tive nessa gestão. Minha mente, meu emocional ficaram abalados. Renunciei porque não tenho mais condições de continuar. Resolvi renunciar para ter um pouco de paz”, afirmou, acrescentando que toda a sua família também sofreu durante o processo.

A vereadora pediu desculpas a colegas e servidores que se sentiram ofendidos em episódios que originaram o processo, e agradeceu às manifestações de apoio que recebeu da população da cidade. “Queria agradecer imensamente à população que lutou bravamente esse tempo comigo. Agradeço de coração, meus amigos e minha população amada de Patrocínio Paulista e da região.”